Raramente as coisas são "a preto e branco", e o mundo real é dominado por uma quantidade infindável de cinzentos - mas ainda assim há que realçar as mudanças positivas que algumas empresas têm a coragem de oferecer, relembrando que as coisas não tem que permanecer "como é costume" só porque sim. Depois de ainda ontem termos falado de mais um caso de cláusulas abusivas de um operador nacional, hoje temos uma boa notícia: a Cabovisão torna-se no primeiro operador a oferecer pacotes sem fidelização em Portugal.
É uma opção que será apreciada por muitos clientes, e que assume ainda maior importância nesta fase complicada que se atravessa e onde assumir um compromisso a 12 ou 24 meses se torna numa proposta bastante arriscada (em caso de desemprego, por exemplo - com alguns operadores a insistirem, ilegalmente ao que parece, que não há forma de escapar ao contrato a não ser pagando todas mensalidades em falta).
Nem que seja pela simples atitude mais "humana" e respeito pelos clientes, penso que há que dar todo o mérito à Cabovisão por avançar com esta iniciativa que, esperemos, venha a contagiar os restantes operadores. Muitas vezes tudo o que é necessário para se mudar "a norma" do mercado é que apenas um dos operadores tenha a coragem de o fazer... acabando por forçar os demais a que sigam as suas pisadas (mas não sem que fiquem marcados como apenas o tendo feito por terem sido "obrigados" e não por sua própria iniciativa).
Esta oferta sem fidelização vem também demonstrar que as desculpas que têm sido usadas pelos operadores para a necessidade da mesma (como forma de permitir a manutenção dos "preços baixos" e amortizar o "investimento" feito com um novo cliente) não passa disso mesmo: de desculpas, sem cabimento. Se se está a fornecer um serviço, aquilo que têm que se focar é no fornecimento continuado de um serviço que o cliente deseje ter, e não da fidelização invertida a que se assiste, em que tudo serve para prender o cliente ao serviço mesmo que dele queira escapar.
Nos próximos tempos começaremos a ver nas ruas esta nova campanha, com o nome "Torna-te Livre - Sem fidelização só na Cabovisão". E agora... vamos ver de que forma reagem os restantes operadores.
abertoatedemadrugada