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[News] Carros anteriores a 2000 banidos da Baixa de Lisboa a partir de hoje

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sonic2099

sonic2099
Co-Administrador
[News] Carros anteriores a 2000 banidos da Baixa de Lisboa a partir de hoje QmT1jhU

A partir de hoje, quem tiver um veículo anterior a 1996 e não residir em Lisboa não pode circular, aos dias úteis, na zona delimitada pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América e Infante D. Henrique. Mais apertadas são as regras na Avenida da Liberdade e na Baixa, onde só os veículos construídos a partir de 2000 estão autorizados a transitar.

Aprovada pela Câmara de Lisboa em Outubro de 2014, aquela que será a terceira fase da criação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) vem impor novas restrições à circulação automóvel, com o objectivo anunciado de contribuir para a melhoria da qualidade do ar na capital.

As regras agora introduzidas valem para os dias úteis, entre as 7h e as 21h, mas deixam de fora veículos de emergência e de pessoas com mobilidade condicionada, veículos considerados históricos, a gás natural, GPL e motociclos, de polícia, militares, de transporte de presos e blindados de transporte de valores. Também os táxis continuarão a beneficiar de um tratamento diferenciado: em Julho começará a haver limites à sua circulação, mas só passado dois anos é que passarão a estar sujeitos às mesmas restrições impostas a partir de agora à generalidade dos veículos ligeiros e pesados.

E que restrições são essas? Na chamada Zona 2 da ZER, com fronteira na Av. de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Av. das Forças Armadas, Av. dos EUA, Av. General Spínola e Av. Infante D. Henrique, os veículos construídos antes de 1996 não podem agora transitar. A menos que se enquadrem numa das excepções já enunciadas ou que pertençam a residentes na capital.

Já na área delimitada pela Rua Alexandre Herculano e pela Praça do Comércio (a chamada Zona 1 da ZER), é proibido o trânsito dos pesados e ligeiros anteriores a 2000. E aqui nem todos os moradores em Lisboa têm livre-trânsito: só gozam dessa benesse aqueles cujos veículos tenham dísticos atribuídos pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa para as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada 5 (Avenida da Liberdade), 12 (Chiado) ou 13 (Baixa).

E como é que vai ser feito o controlo das viaturas que podem ou não entrar nas duas zonas com restrições? “A fiscalização será aleatória, nos pontos de entrada e no interior da ZER, efectuada pelas forças policiais [PSP e Polícia Municipal]”, responde a Câmara de Lisboa num conjunto de perguntas e respostas publicado na sua página na Internet.

Segundo dados já divulgados pelo PÚBLICO, entre Fevereiro de 2012 e Setembro de 2014 a Polícia Municipal de Lisboa instaurou 295 autos a condutores que desrespeitaram as regras de circulação na ZER, estando o valor de cada coima fixado em 24 euros. Em declarações proferidas há alguns meses, o comandante dessa força policial, André Gomes, sublinhou que “é muito difícil fazer a detecção de matrículas uma a uma”, acrescentando que esse processo será muito facilitado quando for introduzido um sistema electrónico de leitura de matrículas.

O PÚBLICO perguntou ao município se mantém a intenção de avançar com essa solução e em caso afirmativo quando pretende fazê-lo e qual o investimento estimado. Em resposta, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes informou que "a Câmara Municipal de Lisboa está a analisar, em paralelo com a fiscalização da Policia Municipal, a possibilidade, ou não, de introduzir a tecnologia de leitura automática de matrículas".


Fonte: PÚBLICO

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Isto já andam a buscar ideias a Alemanha, pois eles têm lá um sistema desses onde os carros têm que ter um selo no vidro para poderem entrar em certas zonas onde pro exemplo selo verde entram em todo lado.
Mas estamos em Portugal onde um ordenado mínimo nada tem a ver com o da Alemanha lá basicamente nem há ordenado mínimo normal ninguém recebe menos de 1200€. Então oq ue vai ser desas pessoas cá em Portugal, vão agora a pé/bicicleta para o local de trabalho ou transportes público? Sim é uma alternativa e o meio ambiente agradeçe.

A questão é:

Como não estamos na Alemanha e nem se recebe um ordenado como o de lá o que vão as pessoas fazer? Essa lei quase que obriga as pessoas a comprarem um novo carro para que respeitem a respectiva lei, mas todos sabemos que para muitas pessoas comprar um carro não está fácil, tendo em conta as despesas e os impostos que este governo se lembra de aplicar onde pode.

Aqui no Brasil se fizerem isso vai dar a maior confusão. Pois grande parte dos veículos são antigos. Inclusive carros de transporte em geral são bem mais velhos do que 2000.

Mais entendo que esta decisão em Portugal vai obrigar a muitos a não andar de carro mais ai eu pergunto o que os proprietários dos veículos proibidos de transitar vão fazer com eles ? Vender ? Pra quem se não pode rodar.

E o sistema de transporte consiguirá absorver este possível número de novos usuários?

Aqui no Brasil não conseguiria

tenho um carro de 99 a debitar 120 de co2 e não pode entrar la ..mas um alta cilindrada de 2001 a debitar 400 co2 já pode la passar ...
sim faz sentido Smile vamos poupar o ambiente! lol

Pronto vou deixar de ir a Lisboa....

este pais vai de mal a pior
tenho que ser rico para ter um carro para dar uma volta a lisboa xd meu deus qual sera a próxima medida :tiro:

Isto vai de mal a pior ou seja quem faz entregas se tiver carrinhas anteriores ao ano 2000 não entregam bom acho melhor a camera municipal pensar em oferecer carros novos a malta lol

kikas1984 escreveu:Isto vai de mal a pior ou seja quem faz entregas se tiver carrinhas anteriores ao ano 2000 não entregam bom acho melhor a camera municipal pensar em oferecer carros novos a malta lol

certamente serão incluídos nas excepções, pois os motivos profissionais que os movem são de força maior

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