De nada serve ter um automóvel equipado com os melhores travões do mundo, se depois não existir aderência suficiente entre os pneus e o solo para fazer desacelerar o veículo. É aí que entra este travão a vácuoo da Autoliv, cujo problema é... funcionar bem demais!
O sistema consiste numa placa situada na parte inferior do veículo, que em caso de emergência é projectada em direcção ao solo, criando uma enorme superfície de contacto e gerando um efeito de vácuo que a faz aderir ainda mais ao pavimento.
Na prática podemos dizer que é o equivalente a travar com os pés... mas onde os pés são esta gigantesca placa.
Com estes sistema a distância de travagem pode passar para quase metade da que se obtém num automóvel com os travões convencionais, mesmo em situações de pouca aderência (como estradas molhadas). Aliás, o problema é que este sistema funciona tão bem que, a velocidade mais elevadas (mais de 70Km/h) pode gerar forças G tão elevadas que poderiam causar ferimentos nas pessoas no interior do veículo.
O sistema consiste numa placa situada na parte inferior do veículo, que em caso de emergência é projectada em direcção ao solo, criando uma enorme superfície de contacto e gerando um efeito de vácuo que a faz aderir ainda mais ao pavimento.
Na prática podemos dizer que é o equivalente a travar com os pés... mas onde os pés são esta gigantesca placa.
Com estes sistema a distância de travagem pode passar para quase metade da que se obtém num automóvel com os travões convencionais, mesmo em situações de pouca aderência (como estradas molhadas). Aliás, o problema é que este sistema funciona tão bem que, a velocidade mais elevadas (mais de 70Km/h) pode gerar forças G tão elevadas que poderiam causar ferimentos nas pessoas no interior do veículo.
abertoatedemadrugada