Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Apresentação] Internet em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[Apresentação] Internet em Portugal Empty [Apresentação] Internet em Portugal Qui 10 maio 2012 - 13:56

KCRATTOS

KCRATTOS
Moderador
Criei este tópico para que se possam partilhar algumas experiências que todos tenhamos tido com os vários operadores de Internet em Portugal e discutir em geral os serviços oferecidos.



[Apresentação] Internet em Portugal 13339_0010a8sc

Deixo também aqui uma ligação para um site que possui uma listagem dos operadores em Portugal e listagens das caracteristicas dos serviços oferecidos por cada um.


Um pouco da História
Serviços de ADSL estão disponíveis em Portugal desde o ano 2000, porém só a partir de 2002 é que ganhou aceitação por parte do público em geral, principalmente devido ao aumento da concorrência entre provedores do serviço, o que ajudou a nivelar os preços. A penetração no mercado Português ronda os 50%, e já tem virtualmente cobertura em todo o território nacional.

Há vários provedores a oferecerem serviços ADSL, Fibra, TV, Voz, entre outros em Portugal, tanto ao mercado residencial como ao mercado profissional. A maioria do mercado residencial é partilhado entre os dois maiores operadores: Portugal Telecom e Sonae.

Operadoras
Portugal Telecom

Antigo monopólio, a Portugal Telecom ainda é a maior companhia de telecomunicações actualmente no país. Devido ao seu anterior monopólio as suas infraestruturas cobrem todo o território nacional, fazendo da empresa o único operador que pode oferecer serviços directos em qualquer ponto do país. A Portugal Telecom usa marcas diferentes no seu serviço ADSL, como o SAPO para o mercado residencial, e a Telepac para o pequeno mercado empresarial, entre outras. Em Novembro de 2006 a Portugal Telecom anunciou o seu serviço ADSL2+, os 24 Mbit/s de velocidade à sua oferta de mercado e alcançando efectivamente a sua concorrente Sonae que já estava a oferecer aumentos de velocidade ADSL+2 há vários meses.
Sonae

A Sonae começou a operar em 1999, pouco tempo após o governo ter aberto o mercado de telecomunicações à concorrência. A companhia começou por alugar as linhas à Portugal Telecom para poder anunciar os seus serviços ao público, mas depressa começou a construir as suas próprias infraestruturas e pode agora oferecer serviço directo às principais áreas metropolitanas. A Sonae também usa diferentes marcas para providenciar os seus serviços, que incluem: o Clix para o mercado residencial e a Novis para o mercado profissional. Aproveitando-se do aumento de largura de banda providenciado pela sua rede ADSL2+, a Sonae anunciou em Junho de 2006 o lançamento do seu serviço IPTV, apelidado de SmarTV, permitindo à empresa oferecer o chamado serviço Triple play a clientes em áreas selectas.

Outros operadores ADSL em Portugal

Sapo ADSL - PTCom (Classificado Melhor Oferta/Preço)
ArTelecom
Oni
Vodafone

Provedores de serviço por cabo

Bragatel
NFSi
Nortenet
ClaraNet
Cabovisão S.A.
Netcabo
NetMadeira
TVTEL Comunicações, S.A.
MEO - PTCom

Provedores de serviço por fibra

MEO Fibra - PTCom
Sapo Fibra - PTCom
ZON Fibra
Clix Fibra
Cabovisão Nitro

Provedores de serviço móvel

tmn - PTCom
Optimus
Vodafone

Continua..........

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos