Anunciado na edição 2014 da WWDC (Worldwide Developers Conference), o iOS 8 foi lançado ontem pela Apple.
Longe de ter alterações visuais tão disruptivas como o iOS 7, a nova versão do sistema operativo para dispositivos móveis pretende melhorar o que foi apresentado em 2013 e melhorar o trabalho dos produtores, não fosse o seu lema “Grande para programadores. Enorme para si”.
Ainda assim, as principais novidades permitirão aos utilizadores dos dispositivos da casa de Cupertino enviar mensagens com voz e vídeo, descarregar e usar teclados que não sejam produzidos pela Apple, iCloud Drive, um agregador de aplicações que monitorizam a atividade e a saúde e um Spotlight mais completo.
Contudo, um dos maiores pontos de interesse do iOS 8 é a sua integração no ecossistema da Apple, ou seja, são os utilizadores que tiverem vários dispositivos da marca que retirarão mais partido da comunicação entre sistemas operativos (iOS e Mac OS).
Handoff e Continuity são os nomes mais sonantes. O primeiro, como mencionado na página portuguesa da Apple, permite "começar a escrever um email no iPhone e continuar no Mac. Navegar na internet no Mac e continuar na mesma página no iPad”, desde que tenham sessão iniciada na mesma conta iCloud, ou seja, usando o mesmo Apple ID.
Continuity permitirá, por exemplo, atender chamadas no Macbook que estejam a ser feitas para o vosso iPhone ou, por exemplo, ver um número de telefone numa página Internet no vosso Macbook ou iMac e fazer a chamada pelo próprio computador. O mesmo é aplicável a mensagens, que podem agora ser enviadas e recebidas pelo computador (SMS normais e iMessages).
Finalmente, mesmo que não tenham uma ligação Wi-Fi por perto, podem aceder à Internet através do vosso iPhone, ou seja, criam um Hotspot no momento. Obviamente, precisam de ter um tarifário com plano de dados que comporte Internet móvel no vosso telefone para evitarem dissabores na altura de consultar o saldo.
Para além do iOS 8, algumas destas funcionalidades precisam de um computador com o OS X 10.10 (Yosemite) instalado, sistema operativo que, apesar de estar em beta aberta, só será lançado oficialmente em outubro.
O iOS 8 é compatível com os seguintes dispositivos:
- iPhone 4S
- iPhone 5
- iPhone 5C
- iPhone 5S
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPad 2
- iPad Terceira Geração
- iPad Quarta Geração
- iPad Air
- iPad Mini
- iPad Mini com Ecrã Retina
- iPod Touch Quinta Geração
Para mais informações sobre o iOS 8, Yosemite e os dispositivos suportados, podem consultar a página Apple Portugal.
Fonte: Video Gamer Portugal