Mesmo as vendas de final de ano não foram capazes de frear uma queda de 61% nos resultados financeiros da Nintendo no último trimestre de 2011. Ao anunciar lucros de US$ 527 milhões (cerca de R$ 919 milhões), a empresa prevê perdas três vezes maiores que as esperadas para o atual ano fiscal, que chega ao fim em março.
De acordo com a gigante, o principal responsável foi justamente a baixa aceitação do Nintendo 3DS no mercado americano, mercado no qual o console chegou com um preço muito alto. A Nintendo relata que vendeu cerca de 11,4 milhões de unidades do aparelho entre abril e dezembro de 2011, um número que está abaixo do esperado pela empresa.
O fim do ciclo de vida do Nintendo Wii também foi refletido em queda nas vendas, com cerca de 8,9 milhões de unidades comercializadas entre abril e dezembro de 2011. Em comparação, no mesmo período de 2010, o console foi adquirido 13,7 milhões de vezes.
A grande esperança da Nintendo para o próximo ano fiscal é a chegada do Wii U. De acordo com o presidente da empresa, Satoru Iwata, o console deve chegar ao mercado a tempo para o Natal de 2012.