Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Musculação] Perguntas e Respostas - Mitos da Musculação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tekil

Tekil
V.I.P II
V.I.P II
Perguntas e Respostas - Mitos da Musculação.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Com este tópico quero que coloquem duvidas que queiram ver esclarecidas sobre o desporto em geral que eu e quem souber irá tentar ajudar! É um topico para todos ajudarem.



Algumas perguntas e Mitos sobre musculação:



1. Se fizer musculação, vou ficar com os músculos enormes?

R: Talvez sim e talvez não, pois existem outros factores, para além do treino e da alimentação:

- Os níveis de testosterona no corpo: esta é uma hormona predominantemente masculina (os níveis são 10 a 30 vezes superiores nos homens em relação à mulheres), pelo que os homens têm mais facilidade em construir músculo do que as mulheres (de facto não se vêem muitas mulheres com grandes massas musculares).
- Genética: todos somos diferentes e o mesmo programa de treino em indivíduos do mesmo sexo, raça e idade pode ter resultados diferentes. Conselho: Escolham bem os vossos pais xD
- Suplementos e Esteróides: temos de um lado os suplementos alimentares que ajudam numa constituição mais rápida e natural do músculo e do outro lado o uso dos esteróides anabolizantes.

2. Se começar hoje daqui a quanto tempo é que vejo resultados?

R: Homens e mulheres de todas as idades (mesmo 70, 80 e 90 anos) conseguem aumentar a sua força em mais de 50% após 2 meses de treino.
Continuando a treinar, pode-se conseguir duplicar ou mesmo triplicar a força.
Muitas pessoas que começam a treinar, observam, ao fim de muito pouco tempo, ganhos de coordenação, equilíbrio e força. Nas primeiras 4 a 6 semanas de treino, esses ganhos devem-se ao facto do nosso sistema nervoso começar a recrutar fibras musculares que estavam inactivas ou adormecidas.
Após 6 semanas, começam a aparecer mudanças no músculo. A isto chama-se hipertrofia, ou seja aumento do tamanho do músculo.

3. Uma pessoa com grandes músculos, tem muita força?

R: Até certo ponto, isto é verdade, mas lembra-te que podes fica forte sem aumentar o tamanho do músculo. 75 a 80% dos aumentos de força devem-se a alterações do sistema nervoso, que passa a recrutar fibras musculares com mais eficiência e apenas 20 a 25% resultam do aumento do tamanho do músculo.
Não devemos medir a força só pelo tamanho dos músculos...

4. Como é que posso obter definição muscular?

R: Mais uma vez, os nossos pais têm responsabilidade, pois a herança genética de cada um é a principal responsável por haver pessoas com maior definição que outras.
De qualquer modo, se quisermos obter maior definição muscular, devemos seguir 2 passos:
- alterar a alimentação;
- realizar treino de musculação.

5. Deixo de treinar e os músculos transformam-se em gordura?

R: FALSO!
Músculo e gordura são 2 tecidos totalmente diferentes.
Esta ideia surgiu na sequência de muitos atletas após terminarem as suas carreiras, aumentarem a sua massa gorda. Isto de facto acontece, com frequência, mas deve-se à falta de exercício (que leva a um menor dispêndio energético e a uma diminuição dos músculos) e a uma alimentação altamente calórica e rica em gorduras saturadas.
Ora, diminuindo a actividade física e mantendo (ou mesmo aumentando) a ingestão de calorias, o resultado é evidente: menos músculo e mais gordura.
A reter:
- devemos fazer uma alimentação adequada às nossas necessidades de energia diárias (que dependem do sexo, peso e actividade física).
- Se não utilizarmos os músculos, estes diminuem.

6. Se treinar muito os meus abdominais, a gordura que tenho na barriga desaparece?

R: FALSO!
Perdemos gordura quando gastamos mais calorias do que aquelas que ingerimos. Isto pode ser conseguido através do exercício (cardio-fitness e musculação é o que melhor resulta) e de alterações na alimentação.
Podemos fazer 100 abdominais por dia e continuar a ter a mesma barriga, pois o nosso corpo precisa de realizar exercícios que utilizem vários músculos (como andar, correr, etc.) e de duração elevada para poder “gastar” gordura.
Deixa de carregar violentamente no comando da televisão, pois isso não te vai fazer desaparecer a gordura que tens na barriga!

7. Então como é que a musculação me pode ajudar a perder gordura?

R: De duas formas:
1º) Após uma sessão de Musculação, o teu consumo de calorias em repouso aumenta e mantém-se elevado até 12 horas após o exercício e, normalmente quando estamos a descansar ou a realizar uma actividade física pouco exigente, o corpo utiliza a gordura para obter energia.
2º) Ao aumentar o tamanho dos músculos, também aumentas o teu consumo de calorias em repouso.
Mais músculo = Maior gasto de energia = Menos gordura

8. Tenho que estar em forma para fazer musculação?

R: Claro que não!
Algumas pessoas começam apenas a fazer musculação e só mais tarde é que iniciam outra actividade física ou algum desporto. Porquê? Porque alguns de nós não têm força suficiente para realizar algo tão simples como andar a pé, pedalar ou mesmo carregar as compras do supermercado e, a musculação surge como a melhor opção para aumentarmos a força, a coordenação e o equilíbrio.

9. Para obter resultados tenho de passar 4 horas por dia no ginásio?

R: Nada disso!
Bastam 20 minutos por sessão, 2 a 3 vezes por semana para observarmos melhorias.
Lá se foi a tua desculpa: “não tenho tempo!”

Fonte:depesdescalcos

Helix

Helix
Legend
Muito bom e aconselhável a quem anda nestas vidas de musculação de facto uma as grandes lutas ou por outras palavras obstáculo que se pode encontrar é a genética, resta a cada um encontrar a melhor solução mais a força de vontade.
Muito bom tópico!

http://www.rewtec.com

alexss8

alexss8
Moderador
Entrei no ginásio à cerca de 2 meses e já noto diferenças em mim..O meu peito desenvolveu bastante e o meu bicep e tricepe notam-se mais apesar de não notar grande diferença nas pernas, a minha força também aumentou muito.
Vou 3 vezes por semana e 1:30 por treino aproximadamente..Mas tenho sorte pois vou com o meu pai que frequenta ginásios há bastante tempo e acompanha diversos forums de halterofilismo e musculação e então ajuda-me bastante nos treinos..Contudo ainda tenho que melhorar algumas coisas como a alimentação que já está um pouco melhor mas ainda não é a mais aconselhável

Helix

Helix
Legend
Boa alexss8! Mais um para se juntar ao utilizadores que aqui praticam musculação, já andas lá à 2 meses e nem dizias nada, isso é das primeiras coisas a dizer aqui Wink
Qualquer coisa que querias partilhar/comentar em relação a esse desporto nós aguardamos por novos tópicos.

http://www.rewtec.com

alexss8

alexss8
Moderador
Só não disse nada antes para não parecer gabarolas xD
Contudo ainda são muito leigo neste tema e o que sei está bem explicado aqui no fórum
Só uma curiosidade o dono do ginásio aonde ando é o Sandro Eusébio,que para quem segue o desporto deve conhecer este nome pois já ganhou diversos torneios em Portugal,já foi à televisão a programas tipo Boa tarde e até mesmo Portugal tem talento, também já foi a competições importantes na Polónia e outros países

Tekil

Tekil
V.I.P II
V.I.P II
Bem vindo a este cantinho saudável e fora do sedentarismo do restante lol brincadeira pk um pouco de diversão dos jogo só faz bem também.
De facto dois meses é pouco mas quem aguentou dois meses aguenta o resto da vida, só precisas de ter foco nos teus objectivos e siga que ninguém nem nada te vai parar. Disses-te que o teu pai ja treina e acompanha fóruns sendo assim ele já devia saber que a dieta é o pico da pirâmide de um atleta! Logo ele ja te devia ter passado uma dieta para que tanto os teus como os dele sejam ganhos mais rápidos e de qualidade.


Bons treinos!

Helix

Helix
Legend
alexss8 aqui não há coisas dos "gabarolas" cada um mostra/faz aquilo que quer e bem entender (dentro das regras).
Se o teu pai anda em fóruns então quem sabe não venha até aqui participar connosco, ver os tópicos de musculação a entrevista ao Nuno Feliciano etc.
Como o Tekil disse se aguentaste 2 meses então aguentas tudo o resto ainda para mais com um pai que também gosta de musculação.

Força nisso!

http://www.rewtec.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos