Ao longo dos anos, os feiticeiros foram invadindo de forma gradual o mundo dos videojogos, fosse através de jogos como Senhor dos Anéis ou Harry Potter, os senhores com poderes mágicos quiseram sempre marcar a sua presença.
Mas o que será estar no lugar de um feiticeiro e viver a aventura na primeira pessoa? Harry Potter já tentou fazer isto recentemente, mas é agora com Sorcery, que a Sony vai tentar recriar o que é ter uma varinha nas mãos.
Alguns anos depois de ter sido revelado, Sorcery chegou finalmente à nossa redacção, numa versão Preview bastante completa, onde já era possível experimentar alguns momentos iniciais do jogo e conhecer melhor as personagens que vão constituir o enredo.
Logo a início, a história vai colocar-vos no terreno para recuperar ingredientes para uma poção mágica, o que vai culminar com a libertação da Nightmare Queen, uma força maligna antiga que regressa em força.
A jogabilidade de Sorcery exige que joguem sempre com o Move e o Navigator ou o Dualshock 3. Com o Navigator/Dualshock 3 vão controlar a personagem usando o analógico, assim como escolher feitiços através do D-Pad, ou centrar a câmara.
Com o Move, utilizam os botões frontais para cancelar, seleccionar, entre outros, porém, aquilo que todos querem saber, e é também o grande atractivo de Sorcery, é a sua utilização do Move como se fosse uma varinha.
Como seria de esperar, a jogabilidade é intuitiva, mas nem sempre precisa. Em situações com vários inimigos no ecrã, dei por mim a disparar projécteis para os inimigos mais próximos do meu alvo, ou a falhar completamente pela distinção entre topo e o fundo do ecrã. Reconheço que estes problemas decorreram mais enquanto estava sentado, mas tendo em conta que o Playstation Eye foi calibrado originalmente quando sentado, não devia ser desculpa só culpa disto.
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Como seria de esperar, Sorcery permite que usem o Move em muitas outras actividades, como a criação de poções, a ingestão das mesmas (na qual precisam de imitar os movimentos do consumo de uma bebida), entre muitas outras que espero poder revelar na análise final.
Quanto ao som, apenas joguei com a versão em Inglês que tinha bastante qualidade, mas podem contar com uma versão com vozes e texto em português quando este chegar às lojas.
Daquilo que experimentei de Sorcery até agora, mostra que é pode muito bem ser um dos melhores jogos exclusivos do Move, mas ainda precisa de muito polimento, especialmente no que toca a afinar a jogabilidade na interacção entre o Move e a Playstation Eye.
As ideias estão todas cá, por isso, resta esperar que as únicas dores que Sorcery vai causar quando chegar às lojas, são as criadas pelos arremessos dos feitiços.