[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dinheiro Vivo escreveu:Foi logo no primeiro dia do ano que a venda de marijuana para fins recreativos a maiores de 21 anos passou a ser legal no Colorado. O estado norte-americano tornava-se, assim, no primeiro lugar do mundo onde a erva é regulada desde a plantação até à venda.
A medida, aprovada por 55% dos eleitores do Colorado, representa uma poupança anual de 10 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros) para os contribuintes, que pagavam as medidas contra a venda e consumo, além dos 48,7 milhões de euros esperados por ano em receitas arrecadadas através do imposto de 25% sobre o produto.
Apesar das vantagens económicas, os opositores à legalização previam um aumento da criminalidade nas cidades onde o consumo fosse legal. Pouco mais de quatro meses depois da legalização, as estatísticas de Denver, capital do Colorado, mostram um cenário diferente.
Desde janeiro, as receitas com as vendas de marijuana para fins recreativos aumentaram neste estado, como seria de esperar, mas o crime em Denver, onde se encontra a maioria das lojas de marijuana recreativa, caiu acentuadamente.
De acordo com os dados do Colorado Department of Revenue, o estado norte-americano vendeu quase 14 milhões de euros de marijuana para fins recreativos em março, face aos 10 milhões registados em janeiro e fevereiro. Este ano, o estado espera arrecadar 71 milhões de euros em receita (mais 40% do que o inicialmente previsto), que serão revertidas para serviços de saúde, construção de escolas e campanhas para desencorajar o consumo de drogas entre os jovens.