A Sony aproveitou a Gamescom da semana passada para anunciar que já vendeu 10 milhões de consolas PS4 desde que foi lançada. Foi de facto um número surpreendente que nem sequer o próprio Shuhei Yoshida, presidente dos Worldwide Studios da Sony, sabe porque é qu a nova consola está a vender tão bem.
Em entrevista com o Eurogamer, Yoshida contou que, "Isto vai além da nossa imaginação. Estamos muito contentes. Mas eu estou um pouco nervoso porque não compreendemos na totalidade o que está a acontecer."
Ele contou também que a divisão de marketing da Sony tem vindo a estudar este sucesso inicial e que descobriram que muitos dos que compraram uma PS4 não tiveram uma PS3, ou qualquer outra consola na geração passada.
"Assim que vimos um grande número de vendas, o nosso instinto disse-nos que deveríamos ficar preocupados sobre as futuras vendas. Estamos a vendê-la a todos os jogadores ávidos? Se vendermos este número de unidades, não haverá mais consumidores a quem vender. É uma perspectiva verdadeiramente aterradora," disse Yoshida.
"Por isso nós queremos perceber quem são estes consumidores que não podemos considerar necessariamente como jogadores ávidos, que estão a comprar a PS4, e porque é que estão a fazê-lo e o que é que estão a fazer com a PS4, por isso podemos criar um futuro um pouco mais positivo, em vez de dizermos, uau, vendemos a nossa consola para todos os jogadores ávidos. É isso que estamos a fazer."
Yoshida falou também sobre o EA Access e que apesar do serviço da Electronic Arts por agora não estar a caminho da PS4, isso não significa que as coisas não possam mudar no futuro.
"Trata-se de um assunto de negócios. Não estou directamente envolvido uma vez que isso é um assunto de relações de uma companhia externa. Mas tenho a certeza que o nosso pessoal está a falar de perto com a Electronic Arts. E estamos também a ouvir os consumidores."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em entrevista com o Eurogamer, Yoshida contou que, "Isto vai além da nossa imaginação. Estamos muito contentes. Mas eu estou um pouco nervoso porque não compreendemos na totalidade o que está a acontecer."
Ele contou também que a divisão de marketing da Sony tem vindo a estudar este sucesso inicial e que descobriram que muitos dos que compraram uma PS4 não tiveram uma PS3, ou qualquer outra consola na geração passada.
"Assim que vimos um grande número de vendas, o nosso instinto disse-nos que deveríamos ficar preocupados sobre as futuras vendas. Estamos a vendê-la a todos os jogadores ávidos? Se vendermos este número de unidades, não haverá mais consumidores a quem vender. É uma perspectiva verdadeiramente aterradora," disse Yoshida.
"Por isso nós queremos perceber quem são estes consumidores que não podemos considerar necessariamente como jogadores ávidos, que estão a comprar a PS4, e porque é que estão a fazê-lo e o que é que estão a fazer com a PS4, por isso podemos criar um futuro um pouco mais positivo, em vez de dizermos, uau, vendemos a nossa consola para todos os jogadores ávidos. É isso que estamos a fazer."
Yoshida falou também sobre o EA Access e que apesar do serviço da Electronic Arts por agora não estar a caminho da PS4, isso não significa que as coisas não possam mudar no futuro.
"Trata-se de um assunto de negócios. Não estou directamente envolvido uma vez que isso é um assunto de relações de uma companhia externa. Mas tenho a certeza que o nosso pessoal está a falar de perto com a Electronic Arts. E estamos também a ouvir os consumidores."
Eurogamer