[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Durante uma entrevista à agência Lusa, João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal, revelou que a marca Xbox tem atualmente uma quota de mercado a ronda os 15% no território nacional.
"A posição da Xbox tem sido relativamente residual em Portugal, com quotas de mercado a rondar os 10%," embora o lançamento da Xbox One tenha feito os números subir para perto dos 15%, afirmou Couto.
Com vista a solidificar a marca em Portugal, a divisão portuguesa da Microsoft está a apostar na utilização da tecnologia presente na Xbox One em meios mais expansivos que a indústria dos videojogos.
"Estamos a apostar neste tipo de aplicações empresariais para torná-las úteis em áreas como a educação e a saúde", utilizando, por exemplo, a tecnologia do periférico Kinect que é capaz de "visão infravermelhos" e ver "batimentos cardíacos".
João Couto foi ainda mais longe ao afirmar que "Com a utilização da Xbox [a Microsoft Portugal tem um projecto-piloto que] estimula crianças com dificuldade de aprendizagem", ou seja, "temos um piloto para dar ensino remoto a todos os alunos que não conseguem ir à escola, mas também na saúde, incluindo a monitorização de idosos que anunciámos com a GNR".
Sobre os seus objetivos para a consola de videojogos, o Diretor Geral revelou que a meta da produtora é "chegar a 15% em dois anos", uma vez que a Xbox One está a ter "uma boa recetividade".
Fonte: Video Gamer Portugal