Relatório conclui que resultados foram inflacionados ao longo de quase sete anos. Nova direcção anunciada em Agosto.
Masashi Muromachi (à esquerda) vai assumir interinamente a gestão. À direita o presidente demissionário Hisao Tanaka
Masashi Muromachi (à esquerda) vai assumir interinamente a gestão. À direita o presidente demissionário Hisao Tanaka
Um relatório de um grupo de peritos independentes revelado nesta segunda-feira mostra que a direcção da Toshiba manipulou de forma sistemática a contabilidade da empresa ao longo de quase sete anos.
Na sequência das conclusões do documento que indica que a manipulação da contabilidade resultou na inflação dos lucros da empresa em 1,125 mil milhões de euros, o presidente Hisao Tanaka apresentou a demissão.
A companhia sedeada em Tóquio anunciou nesta terça-feira o afastamento da direcção dois meses depois de ter tornado público que decorria a investigação sobre possíveis irregularidades na contabilidade.
Juntamente com o presidente, cessam funções o vice-presidente do conselho de administração Norio Sasaki e o conselheiro especial Atsutoshi Nishida, que também já tinha assumido a presidência da Toshiba.
No comunicado enviado à Bolsa de Tóquio referido pela Lusa, a Toshiba informa que, para além de Tanaka, Sasaki e Nishida, mais cinco membros do conselho de administração "vão deixar os cargos e a partir do dia 22 [quarta-feira] outras pessoas vão ocupar os seus postos". Tanaka, de 64, e Sasaki, de 66, estavam na companhia nipónica desde o início dos anos 1970.
O actual chairman, Masasho Muromachi, vai assumir a presidência interina da companhia tecnológica, sendo que uma nova equipa directiva deverá ser anunciada em meados do próximo mês. A empresa, cuja actividade vai de reactores nucleares à produção de microchips, vai ainda anunciar os resultados corrigidos do ano fiscal de 2014 no último dia de Agosto.
Apesar da conclusão do relatório e consequente afastamento da direcção, não foram ainda produzidas acusações contra a equipa de Tanaka.
Fonte: Publico