[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O Windows 10 começou a ser distribuído ontem e trouxe novos recursos de tecnologia, interação e conectividade, mas uma ferramenta do sistema passa dos limites neste último quesito. Chamada de Wi-Fi Sense, a tecnologia da Microsoft "apanhe" a senha de redes Wi-Fi salvas no computador e partilha-as com os contatos do Outlook, Skype e Facebook que também possuem o serviço.
A melhor parte: o Wi-fi Sense já vem ligado como padrão do Windows 10, ou seja, talvez vocês estejam a partilhar a vossa rede com os vossos vizinhos que possuem Windows 10.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O Wi-Fi Sense começou a ser utilizado no Windows 8.1 e foi introduzido no Windows 10 ainda no preview do sistema, onde já vinha ligado e partilhando informações como padrão. O objetivo da Microsoft com a tecnologia é aumentar a conexão de rede dos seus utilizadores, já que os dispositivos com Windows 10 se conectariam automaticamente nas redes Wi-Fi reconhecidas pelo Wi-Fi Sense.
Apesar das intensões da Microsoft serem as melhores possíveis, o Wi-Fi Sense oferece alguns riscos a segurança do dispositivo e do utiizador. O computador pode se conectar automaticamente a redes com pouca segurança, o que pode acarretar em invasões e roubo de informações pessoais.
Caso vocês não queiram partilhar a vossa rede, o Wi-Fi Sense pode ser desativado de uma forma simples. No Windows 10, vão em Configurações > Wi-Fi > Wi-Fi Sense > Desativar