[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Através de nota à imprensa, a operadora norte-americana Verizon afirmou que pretende agilizar o desenvolvimento e implementação de redes 5G nos Estados Unidos. O objetivo, ainda segunda a empresa, é garantir que haja uma rede comercial usando essa tecnologia até o ano de 2020, ou, se possível, antes. A empresa revelou que pretende iniciar testes de campo com a transmissão móvel de dados em ultra banda larga a partir de 2016.
De acordo com testes preliminares, a tecnologia 5G da Verizon tem alcançado velocidades entre 30 e 50 vezes maiores que o 4G LTE. Isso é ainda maior do que o oferecido pelo Google Fiber, iniciativa da Gigantes das Buscas para redes cabeadas que prometia transferências na casa dos gigabits.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Redes 5G da Verizon prometem ser muito rápidas.
Redes 5G da Verizon prometem ser muito rápidas.
Muito rápido
Para uma questão de comparação, considere o filme Guardiões da Galáxia, da Marvel. Em uma conexão LTE tradicional, a produções levaria seis minutos para ser baixada por completo. Utilizando a rede experimental 5G da Verizon, esse tempo reduziria para apenas 15 segundos.
As empresas que participarão dos testes – Alcatel-Lucent, Cisco, Ericsson, Nokia, Qualcomm e Samsung – formaram, em agosto, um fórum dedicado apenas para o desenvolvimento da quinta geração de redes celulares. De acordo com o planejamento da Verizon, os pontos de testes serão instalados nos centros de inovação da empresa em Massachussets e Califórnia.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Que comece a corrida pelo desenvolvimento do 5G.
Que comece a corrida pelo desenvolvimento do 5G.
Que comece a corrida
“O 5G não é mais um sonho de um futuro distante. Sentimos um tremendo senso de urgência para acelerar a tecnologia e mobilizar o ecossistema ao colaborar com os líderes da indústria e desenvolvedores”, diz, por meio de nota, Roger Gurnani, vice-presidente executivo da Verizon.
Diante de iniciativas asiáticas nesse campo, a operadora norte-americana quer assumir a dianteira na corrida do desenvolvimento da quinta geração das redes de celulares. Empresas europeias também já flertam com essa tecnologia. Mas um dos principais fatores que motivaram o início dessa empreitada é a redução no ritmo do crescimento do 4G nos Estados Unidos, o que é demonstrado por um relatório da GSA, associação de fornecedores de infraestrutura.
Fonte: TecMundo