Relembrando-nos que os produtos "gratuitos" têm sempre um custo, descobrem-se as intenções do Facebook de tornar o Messenger num canal privilegiado para as empresas enviarem publicidade para os utilizadores.
Se são daquelas pessoas que já vê o seu telemóvel ser invadido por SMS publicitários de forma regular, preparem-se para ver o Facebook Messenger tornar-se em algo idêntico. O Facebook quer levar a publicidade ao Messenger, e nem o facto de dizer que isso só seria possível depois de um utilizador ter contactado uma empresa servirá para esconder que as intenções são idênticas às que já nos chateiam viam SMS.
Por um lado, podemos ver este sistema como uma forma simpática de contacto com as empresas, e é isso que o Facebook tem promovido nos últimos tempos. Mas considerando a tradição que existe neste tipo de sistemas, o risco para potenciais abusos é demasiado grande para se poder ficar descansado. Esperemos que o Facebook não se esqueça de deixar nas mãos dos utilizadores a opção para deixar de receber estas mensagens publicitárias se assim o desejar... pois se tal não acontecer, a solução passará por utilizar outra app de mensagens que seja menos "publicitária".
Nesta fase já nem me chocaria ver o Facebook a anunciar algo como: "Pague €5 por ano para se livrar da publicidade no Messenger" (Isto para além de todos os incentivos que diariamente nos convidam a "pague para que os seus amigos vejam aquilo que partilhou", e que são cada vez mais frequentes e excessivos...)
Se são daquelas pessoas que já vê o seu telemóvel ser invadido por SMS publicitários de forma regular, preparem-se para ver o Facebook Messenger tornar-se em algo idêntico. O Facebook quer levar a publicidade ao Messenger, e nem o facto de dizer que isso só seria possível depois de um utilizador ter contactado uma empresa servirá para esconder que as intenções são idênticas às que já nos chateiam viam SMS.
Por um lado, podemos ver este sistema como uma forma simpática de contacto com as empresas, e é isso que o Facebook tem promovido nos últimos tempos. Mas considerando a tradição que existe neste tipo de sistemas, o risco para potenciais abusos é demasiado grande para se poder ficar descansado. Esperemos que o Facebook não se esqueça de deixar nas mãos dos utilizadores a opção para deixar de receber estas mensagens publicitárias se assim o desejar... pois se tal não acontecer, a solução passará por utilizar outra app de mensagens que seja menos "publicitária".
Nesta fase já nem me chocaria ver o Facebook a anunciar algo como: "Pague €5 por ano para se livrar da publicidade no Messenger" (Isto para além de todos os incentivos que diariamente nos convidam a "pague para que os seus amigos vejam aquilo que partilhou", e que são cada vez mais frequentes e excessivos...)