Street Fighter 25 Anos
O primeiro jogo da série foi lançado pela Capcom em 30 de Agosto de 1987 para fliperamas, onde Ryu e Ken fizeram sua primeira aparição como personagens jogáveis e Sagat era o chefe final.
Inicialmente, nos arcades, eram usados um joystick para movimentação e dois botões para socos e chutes, a força dos golpes era medida de acordo com a força que eram pressionados estes botões, então a Capcom resolveu por usar seis botões para os golpes já que os jogadores sempre apertavam os dois botões com força.
Alguns golpes especiais e magias também fazem 25 anos, como o Hadouken, uma bola de energia azul que causa danos à barra de vida do adversário; o Shoryuken, um poderoso gancho aplicado com um salto; e o Tatsumaki Senpukyaku, um chute giratório em que o personagem voa pelo cenário, podiam ser utilizados nas batalhas.
Mas só alguns anos depois, em 1991, quando foi lançado Street Fighter II para os fliperamas, que a franquia se tornou popular. O jogo trazia de volta os lutadores Ryu, Ken, Sagat e Balrog (o boxeador era chamado de Mike no primeiro título), e os novos lutadores E.Honda, Chun-li, Dhalsim, Guile, Zangief e o brasileiro Blanka. M.Bison era o chefe com Vega, Balrog e Sagat subchefes.
A Capcom ainda lançou versões diferentes do jogo: Super Street Figher II trazia os novos personagens Cammy, Dee Jay, T. Hawk, Fei Long e Akuma, e cenários; Street Fighter II Turbo trouxe novos golpes e cores de roupas dos personagens, além de partidas com maior velocidade; e Super Street Fighter II Turbo, com partidas mais velozes, menos bugs e o personagem secreto Akuma que só podia ser enfrentado caso o jogador conseguisse vencer todas as lutas sem perder nenhum round.
Street Fighter III: New Generation foi lançado em 1997, não trazia lutadores do game anterior e o esquema de jogo totalmente diferente fez com que o título perdesse a popularidade. Nas duas versões seguintes, Street Fighter III: Double Impact e Street Fighter III: Third Strike, Chun-Li e Akuma reaparecem, mas já não era a mesma coisa.
A última versão é Street Fighter IV que foi lançada em 2008 para fliperamas, PlayStation 3, PC e Xbox 360 trazendo gráficos 3D e esquema de luta de um 2D. Super Street Fighter IV, que é uma versão com mais personagens, foi lançada em 2010. Ambos com a possibilidade de se jogar contra outros jogadores em partidas online.
No dia 18 de Setembro, nos Estados Unidos, será lançada uma edição especial comemorativa dos 25 anos da série. O pacote, chamado de Street Fighter 25th Anniversary Collector’s Set será vendido por US$ 150.
conteúdo da caixa contará com 15 discos, com os games: Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix, Street Fighter III Third Strike Online Edition, Super Street Fighter IV Arcade Edition e Street Fighter X Tekken. Um documentário, dois filmes de animação, a série animada completa da franquia e 11 discos com a trilha sonora da série. Uma estatueta e a faixa do lutador Ryu, e um livro com artes.
Fonte.