Vídeo mostra como é o funcionamento de um Tomógrafo Computadorizado sem o seu envoltório
Uma visita ao hospital pode ser um passeio de grande curiosidade, especialmente quando o assunto são os equipamentos gigantes.Por trás de um aparelho de tomografia computadorizada, parece ter a “mão da Apple”, com linhas suaves e uma cor branda considerada por especialistas como ‘calmante’.
Mas, atrás de toda a tecnologia envolvida para não ‘assustar’ os pacientes existe um conjunto enorme de circuitos e conexões que parecem, literalmente, fruto de obras cinematográficas de ficção científica.
Em uma máquina de Tomografia Computadorizada os exames são realizados através de secção (também chamado de fatias do corpo). As imagens são obtidas por processamento de um computador que colhe as informações enviadas pelo corpo quando ele é exposto em uma sucessão de raios X. Os tomógrafos diferem dos exames radiológicos por uma série de fatores e elementos diferenciados.
Este exame pode ser usado para diagnosticar casos de epilepsia, Alzheimer, tumores, problemas no coração e em diversas especialidades.
No vídeo é possível observar que na máquina sem seu envoltório plástico existe um equipamento emissor de raios X no canto superior esquerdo e um equipamento gerador de imagens no canto inferior direito.
A rotação é extrema e é por isso que a máquina precisa ser absolutamente nivelada para não produzir barulhos estranhos ou quebras nos rolamentos, semelhante ao que ocorre quando a centrífuga de sua máquina de lavar roupas está funcionando.
Confira no vídeo abaixo:
Fonte.