O último ano do século XX foi um período marcante para o mundo do entretenimento virtual. Mais do que isso, a data específica de 4 de março de 2000 ficará entalhada na história, como sendo o ano em que a Sony lançou o PlayStation 2: o "Highlander" dos video games.
A plataforma chegou aos gamers prometendo entregar gráficos incríveis e uma capacidade técnica até então nunca vista em nenhum outro console existente. E foi exatamente isso que aconteceu no decorrer dos anos seguintes. O “Play 2” recebia cada vez mais jogos, dos mais variados gêneros e estilos, sempre mostrando o quão longe as capacidades gráficas do aparelho da Sony poderiam chegar.
Morre ou não morre?
Hoje, mais de 12 anos após o lançamento da máquina, o PS2 continua lutando bravamente para sobreviver em meio a um mercado de alta definição e tecnologia de captação de movimentos. Mas, incrivelmente, o console ainda consegue afetar mais de um nicho de público. Por exemplo, há quem é saudosista e mantenha seu Playstation 2 ligado à TV para aqueles momentos em que “a saudade bate”.
Por outro lado, há quem ainda vai ter seu primeiro contato com os games e, por questões de disponibilidade (financeira, logística ou outra qualquer) acabe por ser agraciado com um PS2 novinho. Será que ele ainda vale a pena? Certamente que sim. Por quê? Veja algumas razões:
A biblioteca de jogos é monstruosa. São, de acordo com o PS Blog, existem mais de 1.800 títulos diferentes para o "Highlander". Se você jogasse um jogo por dia, levaria pelo menos cinco anos para testar todos;
O custo do console é muito reduzido, o que o torna acessível para praticamente todo mundo. Você pode comprá-lo com as atualizações mais atuais existentes, e ligá-lo utilizando um cabo video componente, caso você tenha uma TV mais moderna;
Ainda são lançados jogos. Isso mesmo, o PS2 ainda ganha novos títulos. Claro que a frequência de lançamentos é bem pequena e praticamente só grandes franquias chegam ao pequeno console. Mas, o fato é que todo ano aparecem novidades;
A subsistência da concorrência é muito mais cara. Por exemplo, hoje você até consegue comprar um PlayStation 3 por menos de mil reais. Entretanto, cada um dos jogos desse console sai em torno de R$ 100 e os lançamentos ficam praticamente pelo dobro desse valor.
E sempre tem algum lançamento para ele, mesmo que seja em alguns caso somente remake