A Nvidia, que é fornecedora do processador gráfico da PlayStation 3, explicou os motivos que a levaram a não continuar a parceria com a Sony para a PlayStation 4. A nova consola usará um chip da AMD, principal rival da Nvidia.
Segundo Tony Tamasi, executivo sénior da área de tecnologia e conteúdo na Nvidia, "houve negociações para prover a unidade gráfica da PlayStation 4, porém o valor que a Sony pagaria no negócio era tão baixo que não valeria a pena para ela. "
"Tenho certeza de que houve uma negociação, e chegamos à conclusão de que não queríamos fazer negócio no preço que estavam dispostos a pagar", comentou o executivo ao site Gamestop.
"Tendo passado pela Xbox original e pela PS3, entendemos a economia e os dilemas", completou Tamasi.
O executivo ainda demonstrou indiferença em relação ao negócio "perdido" para a rival AMD dizendo que tem muitos outros para fazer.
"No final, você só tem tantos engenheiros e tanta capacidade, e se você for fazer chips para Sony ou Microsoft, então isso será provavelmente um chip que você não estará fazendo em alguma outra parte do seu negócio".
Rumores indicam que a AMD também fechou um acordo com a Microsoft para ser a provedora da unidade gráfica da próxima Xbox. Se isso se confirmar, será a primeira vez na história em que as três principais consolas terão a mesma fabricante do processador gráfico, uma vez que a Wii U também usa uma solução da AMD.