Acções ou funções em jogos
- Acções ou funções em jogos:
NICK ou ALIAS: nickname; nome ou alcunha utilizado em rede e na comunidade
CHAR - diminutivo de “Character”, mas pronunciado como “xár”; referente à personagem de um jogo
MANA - poder esgotável de uma personagem, geralmente utilizado para projectar magias e feitiços
WISP - diminutivo de Wisper que quer dizer sussurro, ou criatura espiritual em RPG's
MELEE - movimento de combate a curta distância, que envolve a utilização de armas manuseadas que não sejam de fogo (facas, espadas, machados, paus, vidros partidos)
RANGED - combate à distância, magia, arco e flecha, etc
STEALTH - método de combate sob invisibilidade, com o objectivo de eliminar o inimigo rapidamente e sem causar distúrbio
SPAWN - ponto inicial de um mapa onde a personagem entra no jogo
RESPAWN - acto de regressar ao jogo, geralmente em local predefinido, após morte da personagem
OVERKILL - utilização exagerada e desnecessária de recursos (normalmente feitiços) para destruir algo
HP - hit ou health points; pontos de vida ou saúde da personagem
XP - experience points; pontos de experiência da personagem
OOM - out of mana; utilizado quando se esgota o poder da personagem
NPC - non-player character; personagem controlada pela aplicação e não por um utilizador
BOT - diminutivo de robot; conjunto de tarefas desenroladas via software; no meio do gaming, é o mesmo que NPC
DPS - damage per second; define a quantidade de dano causado num segundo
AOE - area of effect; área de efeito de um ataque ou feitiço; também é a sigla do jogo Age of Empires;
CC - crowd control; define a habilidade ou feitiço de paralisar um inimigo durante um determinado período de tempo
LANE - caminho definido num mapa de jogo para percurso das personagens
APM - actions per minute; quantidade de cliques e de teclas pressionadas num minuto
BASE RACE - define o estado de jogo; quando dois lados atacam imediatamente as bases inimigas, para destruir os seus edifícios chave antes do próprio oponente
BM - bad manner; agir com desrespeito para outrém
BO - build order; ordem de construção de itens, edifícios ou unidades
CG - custom game; jogo personalizado
CHOBO - expressão coreana com o mesmo significado de Noob; a sua utilização é considerada desrespeitosa (BM)
CHOKE - choke point; área estreita onde é afunilada a acção; técnica utilizada para liquidação em massa do inimigo
GOSU - expressão coreana que define um jogador ou tática de brilhantismo estratégico
KITING - técnica de combate; utilização repetida de uma unidade de longo alcance para eliminar unidades inimigas de combate próximo, sem receber qualquer dano; também conhecida como Stutter Step
BYOC - bring your own computer; evento offline onde os computadores não são fornecidos ao jogador
BYOD - bring your own device; variante do BYOC, mas geralmente utilizado no meio profissional e referente a dispositivos móveis
Conversações
- Conversações:
OMW - on my way;
GTFO - get the fuck out;
MIA- missing in action;
SS - stay safe;
DC - disconnected;
QQ - cry cry;
TBA - to be announced;
FFA - free for all;
TBH - to be honest;
IDD - indeed;
FFS - for fucking sake;
FUUU - fuck you;
DOT - damage over time;
WTF? - what the fuck?;
L2P - learn to play;
GL - good luck;
HF - have fun;
LFT - looking for team;
GTG - got to go;
WTB - want to buy;
WTT - want to trade;
WTS - want to sell;
LF - looking for;
LFG - looking for group;
THX - thanks;
AKA - also known as;
BTW - by the way;
GG - good game; também utilizado no plural GGS - good games; celebração em equipa para felicitar o desempenho no final de um jogo;
GH - good half; celebração em equipa para felicitar o desempenho na primeira metade de um jogo;
WP- well played;