Antigo executivo da Microsoft atribui sucesso da Xbox 360 aos erros da Sony
Robbie Bach, que liderou o departamento responsável pela Xbox diz que a Sony cometeu erros sérios na transição de geração.
Robbie Bach, o ex responsável pela divisão da Microsoft onde o negócio Xbox está inserido atribui parte do sucesso da Xbox 360 às dificuldades da Sony na transição de geração.
De acordo com o executivo, a Sony cometeu erros durante a passagem da PlayStation 2 para a PlayStation 3, que deram espaço à Microsoft para fazer crescer a marca Xbox e tornar a 360 numa máquina de sucesso, que lidera atualmente o mercado americano.
"Algum do sucesso da Xbox deveu-se ao facto de a Sony ter feito algumas coisas pouco inteligentes. Geriram mal os 70 por cento de quota de mercado. É uma longa conversa".
"A transição para a PlayStation 3 foi muito, muito má. E muito difícil. Geriram mal as parcerias e a estrutura de custos. Fizeram a plataforma tão complicada que os programadores não conseguiam desenvolver nela".
Bach salienta as parcerias que a Microsoft estabeleceu e que a empresa conseguiu convencer as editoras que o monopólio da Sony não lhes era vantajoso, conseguindo assim o apoio necessário para fortalecer o catálogo de títulos da Xbox 360.
"Conseguimos convencer o retalho e as editoras como a Activision, a Electronic Arts e outras, que era bom a Microsoft ter sucesso, porque se não tivesse sucesso, a única marca era a Sony. Estar dependente de alguém era mau para eles, e eles apoiaram-nos desproporcionalmente em relação ao que deveriam, matematicamente falando".
Game over