5º - Publicidade e Pré-Visualização
Sejamos realistas, a partilha de ficheiros de forma global é na verdade publicidade de borla. As pequenas editoras usam sistemas como Bitorrent e ainda alguns fóruns warez para fazer publicidade aos seus mais recentes trabalhos. Um simples artigo pode chegar às mãos de milhares e milhares de pessoas. Está provado que no caso de existirem sequelas para um determinado filme, 35% das pessoas que assistiram ao primeiro através de um Download, estiveram presentes na estreia do segundo filme, ou outros da mesma franchise.
Para nós Portugueses é fácil cairmos ao engano através de empresas de publicidade que tanto se esforçam para ''vender'' artigos que na maior parte dos casos nos é indiferente. Mas como podemos realmente saber? Que certezas existem de que o artigo X é mesmo o que queremos? A Partilha de Ficheiros é um meio de pré-visualizar o artigo, e ficarmos com a certeza de que queremos realmente gastar os nossos preciosos €uros naquele álbum, jogo ou filme.
Os estudos de mercado usam os Downloads para saber quais os filmes ou outra produção é mais popular, de forma a aumentar os lucros dos seus clientes. Clientes que são as próprias editoras.
4º - Motivos Culturais
As pessoas têm direito ao entretenimento independentemente da sua localização ou região. Infelizmente existem países onde determinados jogos, filmes e até música estão fora de alcance. Diria até, proibidos de entrar no país. Felizmente uma ligação é tudo o que basta para que essas pessoas possam ter acesso aos artigos que deviam originalmente de ter acesso. Infelizmente há regiões onde a cultura, motivada por costumes ou fanatismos religiosos tendem a impedir a circulação de artigos. A globalização ao partilhar artigos, permite por muito pouco que seja, mudar a vida às pessoas. Parar este círculo, seria dar asas à corrupção!
3º - Limitações de Stock
As limitações de Stock são para mim o principal causador da ''Pirataria''. Para quem desconhece, as editoras ao lançarem um determinado filme, adquirem as licenças de forma temporária. Isto quer dizer que apenas podem distribuir um determinado número de cópias, por exemplo, compram uma licença de um ano, e têm uma tiragem de 20 mil exemplares. No entanto há editoras que apenas podem lançar 5 mil, ou nem isso. Quando este valor é atingido, acaba-se a distribuição, e os artigos acabam por sair de mercado. Ainda que possam eventualmente existir uma 2º, ou 3º tiragem, é raro, principalmente em filmes onde o sucesso não foi o esperado. Perante esta situação, e onde filmes distribuídos há 10 anos atrás, já não se encontram no mercado, como pode ser ''pirataria''?! No entanto as ''leias'' aplicam-se a artigos que não existem, e aqui passamos claramente a um estado de censura.
2º - Motivos Ecológicos
Haverá maior satisfação do que cuidar do nosso querida planeta? Ainda que eu adore ter as minhas colecções físicas, tenho e todos nós deveríamos, de admitir que tem altos custos de produção, principalmente para os nossos bens mais preciosos; A matéria-prima, que infelizmente vai sendo cada vez menos.
Descarregar um artigo, ver e apagar, ou mesmo guardar num HDD externo, é mais ecológico.
1º - MÁFIA
É do conhecimento de todos que o capitalismo faz parte da sociedade moderna. Não porque escolhemos, mas é um fenómeno da ganância corrente nas grandes empresas. Não temos escolha, somos obrigados a cooperar com a única lei aceite pelas corporações; O grande consome o pequeno!
Algumas pessoas podem e são desviadas a pensar que a partilha de ficheiros é prejudicial aos estúdios, e editoras. Apresentam perdas de milhões e milhões, como se realmente isso fosse verdade... O que pode deixar os mais desatentos a pensar seriamente sobre isto. O que não sabem, é que estas víboras capitalistas não estão só interessadas nos lucros. É apenas um meio para atingir um fim.
Vamos supor que a partilha/pirataria é tornada ilegal, como proporções demasiado altas, e faz com que toda a gente pare as suas actividades. Vamos apenas por um instante pensar nisso. O que se segue após esta situação? Os lucros vão aumentar para as empresas? Não. Mas também isso era apenas uma desculpa para o grande objectivo final. Actualmente o jornalismo é muito ''influenciável''. Se devíamos acreditar em analistas, agora suspeitamos. As empresas pagam para ter boas notas, na mais diversa indústria. Quem se opor, pode facilmente ser despedido, já aconteceu, e vai continuar a acontecer. Actualmente os jogos sofrem muito dessa política, de análises com bolsos recheados.
Se esta situação acontece, nos dias de hoje, em que ainda existe uma forte opinião do consumidor... Imaginem este cenário, caso a partilha de ficheiros deixasse de existir. Pensem um pouco, e vão chegar à conclusão final: Dominio!
Este é o principal objectivo das empresas queixosas. Não estamos a falar de pequenas empresas/estúdios/editoras, estamos a referir sempre as mesmas, as grandes, de Hollywood. Porque será? Eles não querem apenas proibir a partilha... Eles pretendem parar completamente a opinião pública. Em suma, querem que os consumidores se foquem principalmente para eles. Depois disto, esqueçam o cinema independente, esqueçam os jogos indie, e ainda mais a música alternativa. Esqueçam.
As grandes empresas vão fazer questão de controlar toda a publicidade, tudo o que ouves, vês e jogas passará por eles. Este é o grande objectivo das empresas, controlarem as tuas escolhas.
Dito e feito, temos uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, pois a tua opinião não interessa, e os analistas estão sobrecarregados com o comercialismo. Como vais dar a conhecer algo menos conhecido? Vais ter acesso onde? E como?
Não tens... Estás bloqueado, a consumir o mesmo, vezes e vezes sem conta. Estás a deixar de viver aos poucos, e a tua inércia, será a destruição da tua opinião.
Um nome alternativo, seria... Máfia.
Criterios: Gorgasm