Yoshida confirma que a PS4 possui DRM
Um vídeo começou a circular a 30 de Marco de 2014 exibindo um usuário anônimo de PS4, irritado com sua repentina descoberta de que os seus jogos não poderia ser jogados sem uma conexão com a internet.
Ele tentou jogar Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, formatos de som, e Flower, que indicou que estes eram todos títulos digitais nenhum dos quais foram capazes de iniciar exibindo uma mensagem dizendo "Não é possível iniciar o aplicativo. A PS4 não está conectada à internet e não pode verificar a licença para o aplicativo "
Muitos utilizadores da playstation 4 imediatamente contestaram especulação citando que ela poderia estar a tentar fazer uma transferência de licença e falhou ou que era uma fraude elaborada numa tentativa de denegir o sistema. Mas Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, levou para o Twitter para responder a pergunta de um fã leal.
Aparentemente, a Playstation 4 tem DRM, mas apenas para jogos digitais e eles têm feito isso desde 2006, que é muito interessante como Sony anunciou claramente a sua consola como não tendo qualquer DRM e não especificou de que eles estavam a falar sobre jogos em disco.
Na Xbox One, os jogos que são comprados digitalmente funcionam mesmo quando desconectada da internet. Ironicamente , eles usaram isso como um ponto de venda em comparação com a Xbox One que quando estreou na E3 foi repreendido pela comunidade de jogos por ter "check ins 24 horas" que foi mais tarde removido. E agora avossa Xbox One com a política mais branda em DRM de ambos os sistemas. A Sony provavelmente pensou que como a probabilidade de uma pessoa que compra todos os seus jogos digitalmente não ter internet é tão pequena que ninguém jamais iria notar. Mas nós vimos e agora é tempo de as pessoas saibam a verdade.
Política de DRM da Playstation não leva em conta os jogos 3rd party, mas os formatos som e até um título "First Party" nós ainda não sabemos.
"Nesse meio tempo , vou adiar a compra de jogos digitais até chegarmos a mais algumas palavras sobre isso a partir da Sony, e se eles vão mudar a sua política."
Gamevicio