De acordo com a Sony, 31% dos jogadores que hoje tem uma PlayStation 4 ao lado da TV vieram de outras plataformas — notoriamente, a Nintendo Wii e a Xbox 360, da Microsoft. Em entrevista ao site Kotaku, o vice-presidente de marketing da PlayStation, John Koller, afirmou ainda que 17% dos jogadores atuais da PS4 não possuíam nenhuma plataforma na geração anterior.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bem, mas que público, exatamente, anda a comprar mais a console da Sony até ao momento? Basicamente, trata-se dos jogadores hardcore, o tipo mais “entendido”, por assim dizer. “O sujeito que tem adquirido a nossas consolas desde o lançamento é, primariamente, aquele que nós chamamos de ‘conhecedor’, alguém que ama inequivocamente os jogos”, disse Koller ao referido site.
“São pessoas que, quando vocês vão até a casa delas, não há livros sobre as prateleiras. Há caixas de jogos”. “São pessoas que fazem filas à meia noite do lançamento de uma consola. São consumidores realmente fantásticos para nós. Eles representam uma parte considerável da nação PlayStation.” Há também, é claro, um número considerável de jogadores que simplesmente “saltou” a geração anterior.
Jogadores casuais na mira
Naturalmente, seria difícil instalar uma plataforma de jogos actualmente sem dar atenção ao tipo mais casual de jogador — digamos, aquele que ainda tem alguns livros na prateleira. A Sony sabe disso, naturalmente, e reforça que esse público também tem voltado os olhos para a PlayStation 4.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Uma coisa que é interessante, entretanto, é que um número grande de compradores que eram esperados para um ponto mais adiante do ciclo tem feito a adoção muito mais cedo”, disse Koller ao site Kotaku.
Segundo o executivo, trata-se de um público cujo preço de uma console é um tanto mais relevante, os quais têm feito alterar as tendências.
BJ