A Xbox One de hoje não é a mesma consola que foi apresentada inicialmente pela Microsoft. A visão original da Microsoft exigia uma ligação à Internet de 24 em 24 horas para autenticar os jogos e dificultava o empréstimo, troca e venda de jogos, uma prática tão antiga quanto a indústria dos videojogos.
Face às duras críticas dirigidas à Microsoft nesse período, a Sony reescreveu a sua apresentação na E3 2013 para deixar bem claro aos seus fãs que não ia seguir o caminho da companhia rival, confirmou Andrew House, presidente da SCE, enquanto falava no Develop 2014 (via Eurogamer.net).
Andrew House disse que as críticas contra a Microsoft permitiram à Sony perceber a mensagem a transmitir.
"Lembro-me de ler um artigo literalmente no fim-de-semana antes da E3 que dizia basicamente que esta era direção da Microsoft e que era apenas uma questão de tempo até que a Sony seguisse o mesmo caminho".
Foi então que House decidiu reescrever partes da sua apresentação na E3 2013 para deixar bem claro que a visão da Sony para a PlayStation 4 era diferente da visão da Microsoft para a Xbox One.
"Tudo o que fiz foi comunicar e deixar claro que o status quo tem sido bom para nós, os consumidores gostam de escolher e do equilíbrio que permite", explicou. "Não foi uma mudança de estratégia, foi apenas a sensação de necessidade de comunicar algo do qual tiramos partido".
No entanto, apesar de House afirmar que não houve uma mudança de estratégia, há rumores que o contrariam. A EDGE, no dia seguinte à apresentação da Sony, avançou que os seus contactos indicaram que os anúncios feitos era apenas uma jogada de relações públicas e que a decisão de retratar a PlayStation 4 como livre de DRM foi feita na última hora.
De qualquer forma, esta decisão da Sony ajudou imenso a criar uma imagem positiva da PlayStation 4 entre os jogadores, juntamente com os lemas "This is for the Players" e "Greatness Awaits". Atualmente a consola vendeu 7 milhões de unidades mundialmente, sendo a líder de vendas nas consolas da nova geração.