Novo Doom anunciado: sangue e pancadaria contra os demónios de Marte
Doom está de volta! Uma das franquias mais clássicas do mundo dos videojogos fará a sua estreia nas consolas da nova geração e nos PCs muito em breve.
De acordo com o produtor executivo Marty Stratton, o novo jogo deve chamar-se apenas “Doom”, marcando um retorno às raízes da franquia. “Como vocês já devem ter percebido pelo teaser que se apresenta a cima, o jogo vai se chamar apenas Doom e não Doom 4 ou algo como Enemy Territory: Doom Wars”, explicou.
Outra novidade é que o título chegará à Xbox One, PlayStation 4 e no PC com a engine ID Tech 6, em 1080p a 60 fps: ou seja, gráficos de primeira classe. Como foi revelado na apresentação, o desenvolvimento do jogo está a ser concentrado nos princípios da série, em especial no combate em ritmo acelerado.
Stratton citou os diferentes “ingredientes” envolvidos nesse processo, o que inclui uma série de inimigos demoníacos, armas enormes e com alto poder de destruição, além de situações criativas. Ao ser atacado por um inimigo, a vossa sua não se regenera sozinha: será preciso sair em busca dos kits médicos como nos velhos tempos.
Ainda mais violento e aterrorizante
A hostória do novo Doom deve passar-se fora da Union Aerospace Corporation (UAC), em Marte, durante uma invasão de demónios. Na demonstração de jogo que foi exibida, foi possível observar um jogador percorrendo as instalações com uma espingarda nas mãos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na sequência foram exibidos brutais ataques corpo a corpo e a personagem principal exibiu algumas manobras furtivas, como saltos duplos, para fugir dos ataques. Noutro momento, o jogador pode arrancar o braço de um cadáver e utilizá-lo para ativar um teclado de um porta trancada. Ao longo da caminhada novas armas vão sendo reveladas, incluindo a tradicional espingarda de cano duplo.
Outras sequências incluem ainda uma série de execuções brutais como pisar um inimigo, agarrar os seus braços e, literalmente, rasgá-lo no meio. No final da demonstração, uma cena particularmente brutal revelou um monstro levando a melhor ao arrancar os braços do jogador, batendo-os em seguida na cabeça dele até a morte. A demonstração, obviamente, levou o público ao delírio.
7 anos à espera de um novo Doom
De acordo com um post publicado no blog da Bethesda, a ideia de não fazer um evento público para anunciar o novo jogo – somente os participantes da QuakeCon 2014 tiveram a oportunidade de conferir de perto a novidade – era tornar esse momento mais do que especial para todos aqueles que estavam ali. Câmeras e telemóveis foram proibidos ao entrar.
O desenvolvimento do novo Doom tem se mostrado um capítulo conturbado na indústria dos jogos. Desde 2007 que se fala da chegada do título, mas desde então nada de concreto foi apresentado. A ideia é que o jogo fosse apresentado em 2008 até que em 2009, por conta de desacertos contratuais, o título foi deixado de lado.
Bj