Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Review] Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby (3DS)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Perplera

Perplera
Membro
Quando era mais novo, era um fã incondicional da serie Pokemon, Quando a serie se tornou um jogo, o meu primeiro titulo foi o Pokemon Yellow, com o Pikachu como personagem principal. Passei horas e horas de volta do jogo a tentar apanha-los todos, posso dizer que foi jogo que me viciou durante bastante tempo. Entretanto tenho acompanhado a serie e feito as devidas análises aos novos títulos e hoje venho trazer a análise dos dois mais recentes jogos da serie. Estou a falar de Pokemon Alpha Sappire e de Pokemon Omega Ruby, são dois novos títulos com algumas personagens novas que tanto os fãs adoram.
Mas avancemos para a análise propriamente dita.

O jogo…
Tal como já acontece a vários anos, o jogo inicia da mesma forma, ou seja, chegamos a nossa casa, acertamos as horas e preparamo-nos para iniciar a nossa aventura na região de Hoenn.
Algo que inevitavelmente notamos e sentimos falta foi a possibilidade de personalização da nossa personagem na altura em que escolhemos o sexo da mesma. Pode não parecer, mas os jogadores deram valor a este pormenor que era possível em Pokemon X e Pokemon Y.

Tal como nos anteriores jogos, e tal como me lembro desde os primeiros jogos de Pokemon, poucos instantes após o inicio do jogo, somos apresentados ao nosso primeiro Pokemon, a nossa disposição temos os seguintes Pokemon…

Treecko – Pokemon tipo erva.
Mudkip – Pokemon tipo água.
Torchic – Pokemon tipo fogo.

Após a nossa escolha, vamos em auxílio do Professor Birch que está a ser atacado por um Pokemon em fúria. Este é um início bastante clássico, eu diria que o mesmo início desde que conheço a serie de Pokemon.

Mas é altura de começarmos a ver as diferenças do jogo em relação aos anteriores.
Apesar de algumas diferenças do jogo, os mapas permanecem muito idênticos, as mesmas texturas, curvas, ervas, terra, casas e muito mais. A grande diferença é que agora, através do ecrã inferior da 3DS, podemos procurar um Pokemon específico após termos capturado um exemplar da mesma espécie. Mas a procura é mais extensa ainda, Podemos saber em que nível esse Pokemon se encontra, qual a sua habilidade e se esse Pokemon tem ou não um ataque diferente do nosso.
Digamos que é uma mecânica bastante útil e que nos poupa muito tempo na busca pelo Pokemon perfeito para fazer parte da nossa equipa.
Mas esta não é a única mecânica útil no jogo, existe uma outra mecânica que eu adorei ver inserida no jogo, ou seja, agora temos a possibilidade de andar em pezinhos de lã. É fácil utilizar esta mecânica, para isso, basta empurrar levemente o analógico para que a nossa personagem ande devagarinho, assim a nossa personagem evita assustar os Pokemon e até consegue passar despercebido nas ervas, não é tão eficaz como o Repel mas já ajuda.

Algo que mostra a grande diferença em relação aos jogos originais é o facto de certas alturas ou momentos do jogo nos serem quase que impostos, algumas alturas do jogo obrigam-nos a efectuar o teletransporte entre áreas, o que nos deixa logo de frente com os próximos desafios. Este é um ponto que até pode deixar alguns jogadores contentes, principalmente os que mais parece que estão a fazer uma maratona. Mas a pergunta que fica é a seguinte, e as pessoas que gostam de explorar os cenários quando as novas áreas ficam disponíveis?

Em Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby, iremos ver uma história que já é bem conhecida de quem jogou os jogos originais, mas estes jogos contam com algumas mudanças de modo a conseguir integrar as novidades, ou seja, as versões Primal dos dois Pokemons Lendários presentes em Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby. São dois Pokemos importantes para a história e podem ser usados na nossa equipa nestas fases especiais.
Algo que também podemos ver em Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby são as bases secretas. Agora, para além de podermos coloca a nossa base com vários itens, podemos criar alguns desafios e partilha-los com outros jogadores.
Excelente para podermos criar puzzles ou até mesmo ginásios personalizados para os nossos visitantes.

Depois de uma certa altura do jogo, iremos poder sobrevoar Hoenn nas costas de Latios ou de Latias Parece uma boa ideia tendo em conta que podemos ver os caminhos que sempre conhecemos nas nossas deslocações a pé. Apesar de esta ser uma ideia muito boa, a de poder voar, rapidamente isso irá ficar para segundo plano, afinal de contas, não há muito para poder explorar.

Após terminarmos o jogo, existem alguns desafios para os melhores dos melhores poderem testar as suas capacidades, mas infelizmente esses desafios acabam por ser uma decepção. Lamento que assim seja pois afinal de contas já aconteceu algo idêntico em Pokemon X e Pokemon Y e ao que parece os erros parecem manter-se.

Um item que vemos regressar a Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby é o EXP.Share. Este recurso já existia em Pokemon X e Pokemon Y, e desta vez este recurso chega até nós no início do jogo, a escolha de utilizar este recurso é nossa. Eu acho que é um recurso que torna o jogo demasiado fácil, mas a decisão é de cada jogador e do estilo de jogo que usa.

Outro recurso que também regressou a Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby, são os concursos. Tal como acontece nas versões originais, escolhemos um Pokemon que pretendemos evoluir e assim evoluímos determinadas características. Quanto melhor cuidarmos desse Pokemon, melhor o público irá reagir, seja a sua apresentação ou ao seu desempenho contra os outros Pokemon

Gráficos…
Em relação aos gráficos de Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby, estes mantem-se iguais as series anteriores. Mas tendo em conta o estilo de jogo, não estávamos a espera de nada de diferente. Mas teria sido simpático alguma inovação. Mesmo assim os gráficos estão interessantes.

Som…
Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby, foram presenteados com excelentes trilhas sonoras. Toda a banda sonora é uma espécie de homenagem as trilhas sonoras originais do jogo, isso dá-nos um sentimento nostálgico em relação a essas musicas. Está feito um bom trabalho na área musical e disso não há duvida alguma.

3D…
Apesar de este ser um extra muito interessante, o modo 3D tem trazido alguns problemas aos jogos criados para a 3DS, ou seja, tal como já tinha acontecido em Pokemon X e Pokemon Y, assim que ligamos o 3D, a frame rate baixa significativamente, isso impede-nos de utilizar o 3D em lutas com mais de dois Pokemons presentes no ecrã, isso seria catastrófico.

Conclusão…
Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby é um jogo bastante bom, tal como os anteriores títulos da serie Pokemon. Para os mais antigos fãs, será uma forma de reviver uma boa história. Para os novos jogadores, estes irão experimentar pela primeira vez um dos melhores jogos da serie.
Lamento que assim que terminamos a história não exista muito para se fazer no jogo, não fossem as novas Mega-Evoluções.

http://www.strong-player.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos