A menos de um ano após o seu lançamento, a Microsoft decidiu descontinuar o modelo do Kinect para o Windows para focar-se apenas na versão Xbox One.
Quem quiser usar o sensor de movimentos para PC deverá adquirir a versão para consola e um adaptador para o sistema operativo Windows com um custo adicional de $49.99.
No blogue da Microsoft, Michael Fry, responsável pela tecnologia do Kinect, explicou os motivos desta decisão. "Nos últimos meses tivemos uma procura sem precedentes por parte da comunidade de produtores e tivemos dificuldades para manter essa procura em alguns mercados. Por isso em vez de nos preocuparmos em ter dois modelos muito semelhantes do Kinect em vários mercados, a Microsoft pensou que seria mais simples ter apenas uma versão."
Michael Fry explicou que "o adaptador do Kinect permite conectar o sensor Kinect da Xbox One em PCs com o Windows 8.0, 8.1 e tablets, da mesma forma que se podia conectar um sensor Kinect para o Windows v2."
No que toca ao software para produtores do Kinect, Fry esclareceu que não existe qualquer problema já que as duas versões do Kinect funcionam da mesma forma com o Windows SDK 2.0.
Portanto aqueles que quiserem utilizar o Kinect no PC terão que desembolsar $49.99, e para quem quiser ou estiver a desenvolver jogos para o Kinect Windows v2, a Microsoft acrescentou que irá continuar a dar suporte para este produto.
Fonte: EuroGamer.pt