Não há nada mais frustrante do que ter uma ligação à internet por fibra de 100Mbits, e depois descobrir que afinal nem se consegue ver um vídeo do YouTube sem que esteja constantemente a fazer paragens. Se são clientes MEO e têm sofrido com este problema, há uma solução simples: desligar o IPv6.
A transição do IPv4 para IPv6 tem sido feita de forma progressiva, mas não está livre de problemas. No caso do MEO, parecem existir problemas com este protocolo que abrandam significativamente o desempenho da rede - não só para o YouTube como para outras coisas (jogos online, etc.)
A solução é relativamente simples: desligarem o IPv6 nos vossos computadores, e deverão sentir melhorias imediatas, como ver vídeos do YouTube em HD sem pausas.
Desactivar IPv6 no Windows
Para os computadores Windows, desactivar o IPv6 implica uma visita ao registry e a criação de um registo DWORD chamado "DisabledComponents" com o valor de 0xff em:
- HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\TCPIP6\Parameters\
Atenção que há alguns tutoriais na internet que dizem para usar o valor 0xfffffff, mas isso causa um atraso desnecessário de 5 segundos no arranque do sistema.
Desactivar IPv6 no OS X
No OS X, a desactivação do IPv6 não é recomendada e vem acompanhada de efeitos secundários indesejáveis. Sem IPv6 há vários serviços que deixam de funcionar, como o as partilhas via AirDrop e muitos outros serviços que dependam do Bonjour para a descoberta automática de dispositivos. No entanto, se necessitarem de o fazer (nem que seja apenas para ver o efeito que tem e depois o reactivarem) poderão desactivar o IPv6 através dos seguinte comandos no terminal:
- networksetup -setv6off Ethernet && networksetup -setv6off Wi-Fi
- ou apenas para cada um deles, se o desejarem - - networksetup -setv6off Ethernet
- networksetup -setv6off Wi-Fi
Para reactivar o IPv6:
- networksetup -setv6automatic Wi-Fi && networksetup -setv6automatic Ethernet
- ou individualmente - - networksetup -setv6automatic Wi-Fi
- networksetup -setv6automatic Ethernet
Desactivar IPv6 no router
A única "complicação" surge no caso de dispositivos onde não temos acesso às configurações de rede (como smartphones, tablets, consolas, etc.) Nesse caso, a única solução será fazê-lo no router, coisa que nem sempre será fácil e irá variar consoante a marca e modelo. No caso dos routers Thomson TG784n usados pelo MEO, o processo implica fazer uma ligação por telnet ao mesmo, e executar comandos para desactivar o IPv6:
[list="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Verdana, 'Trebuchet MS', Trebuchet, sans-serif; line-height: 18.2px; background-color: rgb(246, 246, 246);"]
[*]Fazer Telnet para o IP do router (192.168.1.254)
[*]Fazer login com
user: sumeo
pass: bfd,10ng
[*]Executar os comandos:
:ip ifconfig intf=LocalNetwork ipv6=disabled
:ip ifconfig intf=InternetGPON ipv6=disabled
saveall
[/list]
Nota: esta alteração no router deverá ser feita apenas por quem se sentir à vontade a fazer este tipo de operações... ou estiver suficientemente desesperado por não conseguir ver vídeos sem pausas nos seus equipamentos. Para a maioria das pessoas deverá ser suficiente desligar o IPv6 nos seus computadores - mas se o fizerem no router, ficará automaticamente aplicado a toda a vossa rede, e não necessitarão de o fazer nos PCs.
abertoatedemadrugada