Demorou, mas finalmente o Google replica uma muito útil funcionalidade que há muito existe no iOS: a possibilidade de se usarem promocodes para acesso a apps e jogos.
Pode parecer um detalhe, mas perguntem a um developer que esteja a promover a sua app as dificuldades que encontra para a poder oferecer a fãs. No iOS, desde sempre que têm a possibilidade de gerar um simples código que podem oferecer, e que dá acesso à sua app; no Android... as coisas tinham que ser mais criativas. Mas isso fica agora arrumado.
O Google dá finalmente a possibilidade de os developers criarem promocodes para as suas apps Android.
Estes promocodes podem dar acesso não só a apps, como também a conteúdos de compras in-app (mas não para subscrições), e podem também ser associados a um prazo de validade, que será útil para se poder disponibilizar uma app para testes e que deixe de funcionar ao final de algumas semanas ou meses.
Mas há também algumas limitações. O Google deixa apenas criar 500 promo codes por app por trimestre. Uma medida um pouco estranha, mas que poderá limitar a potencial utilização abusiva deste sistema, por exemplo, dando início a uma economia "paralela" em que os developers vendessem promo codes directamente aos utilizadores e ultrapassassem as compras feitas via Play Store.