Nem toda propaganda atinge o efeito desejado. A ousadia pode causar
polêmica e muitas queixas de pais preocupados. Um exemplo disso é o novo
comercial da loja britânica Phones4U, que apresenta o fantasma de uma
jovem assombrando uma mulher em um estacionamento.
polêmica e muitas queixas de pais preocupados. Um exemplo disso é o novo
comercial da loja britânica Phones4U, que apresenta o fantasma de uma
jovem assombrando uma mulher em um estacionamento.
- Spoiler:
- O Advertising Standards Authority, órgão do Reino Unido que regulamenta
e supervisiona as campanhas publicitárias no país, teve 341 reclamações
registradas. Foi o mais alto volume de reclamações relacionados a um
comercial recebidas pelo órgão em 2011. Os protestos também aconteceram
no canal da Phones4U no YouTube, no post onde o vídeo do comercial está
disponível, com mensagens solicitando a remoção do vídeo, sob a alegação
de ser “indevidamente angustiante” para as crianças.
Um porta-voz da ASA confirmou que vai analisar a campanha depois de
receber as reclamações. O órgão já acionou a Phones4U sobre a
propaganda, que é exibida na TV britânica durante o horário nobre da
programação.
No vídeo, vemos uma mulher voltando para o seu carro em um
estacionamento subterrâneo, quando ela vê o fantasma da jovem. A mulher
fica aterrorizada, deixando cair suas sacolas de compras e gritando de
forma compulsiva. É quando o fantasma da garota pega um telefone
celular, e um letreiro com os dizeres “perder nossas promoções pode
assombrar você”, com sangue pingando das letras, é exibido.Em um dos comentários publicados no canal da loja no YouTube, um usuário
diz que precisa mudar de canal toda vez que o comercial vai ao ar.
Outro usuário alega que o irmão de cinco anos de idade não consegue mais
dormir tranquilo depois de ver a campanha. Um terceiro usuário, mais
enfático, dispara: “sério, se eles acham que vão atrair os clientes, é
melhor eles tentarem outra coisa.