Como já foi aqui dito o hacker Kakaroto disse que agora a Playstation 3 está mais segura agora com a ultima actualização da Sony 3.60
Mas acreditem ou não, esta ultima actualização trouxe problemas aos "inocentes" que nunca instalaram nada modificado na PS3.
O que este novo OFW 3.60 fez de mal foi o facto que impedia a troca do disco rígido da PS3. Ao tentar colocar o novo HD, e instalar o sistema, a PS3 dizia que o arquivo estava corrompido e fica inutilizado. Para voltar a jogar, só voltando para o disco antigo.
Rapidamente a Sony reconheceu o erro e lançou uma outra actualização (3.56v2), o que em parte solucionou e em parte piorou o problema.
Segundo informações dos fóruns da Sony europeia e de comunidades do Facebook, jogadores que fizeram o backup e formataram os seus HDs originais ficaram num beco sem saída, sem conseguir jogar nem com o velho nem com o novo HD, o que os jogadores têm atribuído a um descaso por parte da Sony.
Diz Jefferson, um user de um forum:
Essa segunda versão de firmware foi lançada pela calada, não foi anunciada e era um update opcional. Esta versão só corrige o problema de quem possui o HDD original funcional e que possa ter acesso ao XMB (…) pois o update só pode ser feito através do menu disponível no XMB. Caso ao tentar (sic) realizar o ‘modo recovery’ ou instalar um novo HDD são apresentados os erros 8002F225, 8002F2B5 ou 8002F2C5.
Muitos leitores de outros foruns tomaram medidas mais drásticas, aqui está um exemplo de um relato de um user Jean Felipe
Eu ja fiz de tudo, ja cheguei até abrir a minha consola PS3 e desmontar tudo….mas tudo mesmo estava a tentar achar alguma placa de memória para ver se eu conseguiria zerar a mesma…mas sem sucesso….
Jean informa que o modelo da sua PlayStation 3 é CECHL01, o que significa que o problema atinge tanto os modelos Slim quanto os antigos.
A página de reclamações no fórum da SCEE já tem 131 páginas e mais de 1.300 mensagens
Kotaku