A empresa Digital Foundry, que faz análises de hardware para o site Eurogamer, constatou que, diante dass consolas actuais, a Wii U é a mais "verde" de todas, pois o seu consumo de energia é menor e mais eficiente que os concorrentes Xbox 360 e Playstation 3. Eles descobriram que a Wii U consome 32 watts de energia enquanto está a rodar um jogo em HD, enquanto a consola da Microsoft consome 76,5 watts, e a Playstation 3 consome 70 watts, sob as mesmas condições. Para carregar os menus iniciais, a Wii U consome 32 watts, a Xbox 360 gasta 67 watts, e a Playstation 3, 66 watts. Foi notado que a consola da Nintendo que nem aquece demais com muitas horas de jogatina, algo que é comum de acontecer nas plataformas da concorrência. As soluções encontradas pela Nintendo na escolha dos componentes que mais consomem energia nas consolas, como a CPU e a GPU, parecem ter sido acertadas.
Segundo a Digital Foundry, algumas decisões técnicas da Nintendo, como utilizar um processador menor e com menos transistores que o das consolas concorrentes, também colaboram para o baixo consumo de energia. Apesar do CPU ser mais lento, a performance gráfica da consola não é necessariamente prejudicada, cabendo aos desenvolvedores se adaptarem à arquitetura de hardware da Wii U e utilizarem abordagens diferenciadas para conseguir bons resultados.
Mas é facto que a Wii U é capaz de oferecer gráficos em alta definição, chegando em alguns casos a superar o desempenho da Playstation 3, como constatado no jogo Mass Effect 3, da Eletronic Arts, por exemplo, gastando menos da metade de energia que a consola da Sony. Sem dúvida, é um belo exemplo da Nintendo, revelando extrema competência no que diz respeito à performance energética da suas consolas, uma das marcas registadas da companhia.