Clima de despedida e renovação, fim do mundo, mapa astral renovado, capricórnio, bem... Que signo o que?! O que importa é que 2012 nos rendeu vários ótimos lançamentos no Xbox 360 e 2013 tem a possibilidade de ser melhor ainda, mesmo que a plataforma pareça cansada e com poucos exclusivos.
Entre grandes nomes no console da Microsoft para este ano temos Gears of War, Crimson Dragon, o misto de MMO com ação State of Decay, que é muito mais do que um "mero jogo de zumbi". Mesmo que o Xbox 360 tenha perdido o posto de "Plataforma do ano" em 2012 para o PlayStation 3, sabemos que a plataforma é uma das melhores já feitas, com jogos de ponta e muitas outras qualidades e é por isso mesmo que temos fé que o console vai surpreender, com muitos outros
jogos que ainda não foram anunciados!
Listamos abaixo alguns dos principais games que chegam ao Xbox 360 este ano, para você ter um gostinho do que a plataforma reserva. Na maioria dos casos são games exclusivos, mas há alguns multiplataforma na lista.
Confira:
- Gears of War: Judgment (19 de março)
O aguardado e cobiçado Gears of War: Judgment é um dos poucos exclusivos de peso para Xbox 360, sendo o quarto game da série da Epic Games. Toda sua história será contada do início da guerra, logo após dia da ascensão dos seres chamados de Locust. Gears of War teve um pequeno atraso na sua data de lançamento, mas os fãs já cotam para que este seja um dos concorrentes a "Jogo do Ano".
Ao contrário dos anteriores, o game conta como protagonista o fuzileiro Damon Baird, além desenvolver mais a trama dos demais integrantes do Kilo Squad. Judgement será um prólogo, ocorrendo antes dos eventos dos primeiros games. Segundo a produção do estúdio People Can Fly, Gears of War Judgement terá uma gameplay mais "livre", com menos cenas scriptadas do que os jogos anteriores.
- Battle High 2 (1º semestre de 2013)
Este é um jogo especial, que é "exclusivo" do Xbox 360 em termos de console, mas é apenas um jogo da linha Xbox Live Indie. Porém, ele chama a atenção por querer ser um game de luta de responsa, com muita qualidade, ainda que tenha gráficos fraquinhos.
O game foi desenvolvido pelas produtoras indies PointFive Projects e Mattrified Games, que estão ganhando espaço na indústria, promete repetir o sucesso do primeiro (esta, na verdade é uma sequência!)
- Dark (26 de março)
Geralmente jogos que levam a palavra “Dark” são irados, ou no mínimo viciantes. Alone in the Dark, Dark Souls, entre outros. Dark foi desenvolvido pela Kalypso e é um RPG de ação que estará disponível para PC e Xbox 360.
Inicialmente você poderá achar que o game é um lixo, já que a história gira em torno de vampiros, já que a fofa Stephenie Meyer destruiu qualquer imagem de vampiros bolados que cultivamos ao longo de muitos anos. Em vista do enredo e gráficos do jogo, achamos que você pode dar um crédito.
Em Dark, temos como protagonista Eric Bane, um vampiro anti-herói com cara de poucos amigos que lutará contra as forças de uma corporação chamada GeoForge, que busca expor os segredos do vampiro em um mundo bastante conturbado. O jogador deverá utilizar as habilidades do vampiro para espionagem e combates letais. Meio Blade com Vingador do Futuro.
- Metal Gear Rising: Revengeance (19 de fevereiro)
Metal Gear Rising: Revengeance está nessa lista por ser o primeiro Metal Gear verdadeiramente inédito a ser lançado no Xbox 360. O console da Microsoft sofreu com a ausência de Metal Gear Solid 4, que realmente ficou exclusivo do PS3 - apesar dos apelos da galera para uma versão multiplataforma. Só por este fato já o torna um jogo histórico para os donos do 360.
Rising é focado em Raiden, que agora é um ciborgue ninja overpower. Alguns não gostaram da novidade apresentada pela Konami e Platinum Games, por ser um ninja cibernético e diferente do restante que representa franquia, que geralmente preza pela furtividade. O protagonista, Raiden, é atormentado com a história difícil de sua infância que traz um grande apelo emocional ao jogo.
- State of Decay (primeiro trimestre de 2013)
Nos anos 80 a moda eram as drogas, 90 os vampiros e agora os zumbis tomaram conta do universo. Não que isso seja ruim, pelo contrário. Com a invasão do tema apocalipse zumbi temos uma enorme variedade, podendo escolher com calma qual o estilo de game que mais no agrada, porque nem sempre quantidade é qualidade. Entre os novos jogos nesta linha temos State of Decay, que nos
pareceu bem interessante e diferente da maioria.
A ser vendido via Xbox Live, State of Decay é um single player de mundo aberto, onde você pode pegar carros, atear fogo, invadir locais, procurar comida e ainda recrutar sobreviventes. Cada personagem tem uma habilidade especifica então cada perda afetará seu jogo. O título pode ser considerado um mix de GTA e Left for Dead, mas bem mais hardcore.
- LocoCycle (2013)
Certamente esse LocoCycle foi baseado nos motociclistas da Rússia. Já imaginou um game onde sua moto tem vida própria e carrega seu piloto pendurado pelo pé? Não?! Pois deveria. A Twisted Pixel não pensou duas vezes antes de criar um dos mais loucos jogos de corrida de motos. O nome da moto é I.R.I.S e esta belezinha pode utilizar 40 formas de combate, além de possuir lâminas, fogo, camuflagem e uma velocidade impressionante.
Em LocoCycle você deve lutar contra os outros veículos utilizando todas as técnicas disponíveis na moto, como dar socos e chutes (!!!), atirar, lançar bombas, e tudo isso com seu piloto preso ao veículo sendo arrastado no asfalto. O game estará disponível na XBLA, mas ainda não possui data de lançamento.
- Battleblock Theater (2013)
Outro exclusivo do Xbox é Battleblock Theater, que parece interessante, com uma boa pegada de "jogo clássico". Os próprios criadores do jogo disseram que a jogabilidade cooperativa foi inspirada em Mario Bros. O jogo é desenvolvido pela Behemot (de Castle Crashers) e bem colorido, com aspectos diferentes, como cenários, gráficos, personagens e tudo mais.
Ao que parece é divertido e não limita-se apenas em um estilo de modo. O jogadores poderão escolher entre três modos de jogo. No primeiro, os jogadores devem explorar o excêntrico mundo do jogo coletando muitos blocos para o seu time. No segundo, devem catar pedaços de ouro derrubados por uma baleia dourada e colocá-los em uma plataforma. No terceiro e ultimo modo, é necessário coletar o maior número de almas matando seus inimigos. Caso você morra sua alma ficará vagando e o único jeito de recupera-la é matar o inimigo que a roubou. Apesar de estar em produção já há um bom tempo, Battleblock Theater ainda não tem data de lançamento.
- Crimson Dragon (2013)
Exclusivo do Xbox 360, em Crimson Dragon você poderá ser um dragão. Isso mesmo. Com a ajuda do Kinect, e que ajuda, você controlará seu dragão, utilizando o corpo e as mãos na hora de atacar seus inimigos. Sabemos que ultimamente os jogos destinados ao Kinect andam um pouco fracos, mas em vista de Fable: The Journey, que inovou a jogabilidade com os mais variados movimentos, podemos esperar algo mais elaborado e bem trabalhado, sem ficar cansativo.
No game você deverá procurar a alimentação adequada para seu dragão, já que esta influencia nas habilidades do animal. Além disso, os fãs poderão contar com suporte para partidas cooperativas online com até três jogadores. Crimson Dragon é assinado por Yukio Futatsugi, criador de Panzer Dragoon, do Sega Saturn, e desenvolvido pela Grounding Inc. O game ainda não tem data de lançamento, mas sua demo “vazou” por aí há alguns dias.