O CPU da PS4 é 3 vezes maior do que qualquer outro chip criado com tecnologia parecida, custa 100 dólares
Num comunicado de imprensa enviado à GamingBolt pela IHS, uma empresa especializada em análise de videojogos, foram revelados novos detalhes sobre a memória e o CPU da PlayStation 4. No relatório, o processador de núcleo e memória GDDR5 sozinho custam $188 dólares, que é quase a metade do preço de venda da consola. O processador custa cerca de US $100.
Além disso, o processador da Playstation 4 ocupa os maciços 350 milímetros quadrados, que é três vezes maior do que qualquer outro chip fabricado.
"A Sony claramente tomou a decisão de se concentrar em equilibrar os cérebros e economia da consola, com o processador e a memória dominando tanto quanto o design. E a surpresa, este processador é um monstro, com a área de superfície do chip no valor de cerca de 350 milímetros quadrados. Isto é três vezes maior do que qualquer outro chip fabricado com tecnologia de processo equivalente que foi examinado pelo serviço da IHS Teardown Analysis. Apesar da notável área plantada de silício deste dispositivo, ele vem com um ponto atraente para os consumidores em geral e bom o preço ao entregar um alto nível de desempenho.
Futuras versões, fabricadas com tecnologia ainda mais avançadas de processamento de semicondutores, irá aumentar ainda mais, tanto custo e desempenho", revela Jordan Selburn, analista principal para as plataformas de consumidor da IHS.
Além disso, o relatório também fala sobre como a GDDR5 RAM é mais rápida que DDR3 encontrada na Xbox One e como ele pode melhorar a performance gráfica.
"Memória DDR5 GDRAM tem maior largura de banda do que a DDR3 usada na Xbox One. Ela também funciona melhor com computação paralela e é projetado especificamente para melhorar o desempenho gráfico" , disse Mike Howard, principal analista sénior de DRAM e memória, da IHS. "Por causa de seu status de vanguarda, GDRAM GDDR5 é mais cara do que DDR3, que é usada em alto volume em produtos, incluindo PCs e consolas de jogos mais velhas".