Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Helix

Helix
Legend
Se és um amante do desporto mais propriamente pela musculação então este tópico é para ti, caso não sejas este tópico também é para ti.



Hoje o escolhido para a entrevista é o Nuno Feliciano embora que não seja um membro do nosso fórum (mas esperemos que o venha a ser) concedeu-nos esta entrevista com o intuito de dissipar muitas dúvidas para quem quer obter resultados visíveis no mundo da musculação. Mas há uma particularidade o Nuno assim como eu, pratica musculação em casa e vai nos poder mostrar que é possível obter iguais resultados da mesma maneira que se pratica musculação no ginásio.

Mas quem é o Nuno Feliciano?

Nuno Feliciano é um Personal Trainer e desportista com um objectivo muito claro: ajudar todos os interessados a melhorar a sua vida de forma 100% natural!

E acrescento da minha parte que o Nuno é um grande amigo mesmo e sempre pronto a ajudar e esclarecer as mais variadas questões pelo mundo da musculação/fitness.

Obrigado Nuno pela entrevista e contamos contigo para nos esclarecer as dúvidas que vão surgindo!








Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness] 8-ps-f10



Rewtec - Quando começaste esta paixão pelo Fitness? E porque o fizeste?

R - Provavelmente, a minha paixão pelo Fitness deve ter começado quando tinha 17 anos, no final do secundário, quando quis ingressar na Academia Militar (AM). Digo provavelmente porque nem sei se foi o facto de querer entrar para a AM que me incentivou a iniciar este estilo de vida ou se a já minha paixão pelo desporto e exercício físico é que me levou a querer entrar para a AM. O que é certo é que foi a partir dessa altura que comecei a levar este estilo de vida mais a sério.



Rewtec - Já todos sabemos que os resultados não aparecem do dia para a noite e que muitos outros factores são influenciados, sendo assim o que é que precisamos de reunir para obter esses resultados?


R - De facto, os resultados não surgem de um dia para o outro. No entanto, qualquer um pode obter resultados, pelo menos, iguais aos meus - espero que consigam obter resultados ainda melhores - é bom sinal. Para obter bons resultados é necessário dedicação, algum espírito de sacrifício, de compromisso e muito, muito trabalho.


Rewtec - Sei que praticas musculação em casa e muitas pessoas julgam que não é a mesma coisa que andar num ginásio, isto porque pode faltar a motivação, a ajuda de alguém, certas máquinas de musculação etc. Mas queremos saber se temos os mesmo resultados em casa quando comparados ao facto de andar num ginásio, ou seja, ou que é determinante para alcançar resultados em casa?


R - Existe muito essa ideia de que treinar em casa é insuficiente para obter resultados - já ouvi muitas vezes a frase que "não se fazem omeletes sem ovos". No entanto, essa ideia está totalmente errada. Desde que se possuam os conhecimentos necessários ditos "essenciais" e, claro, algum equipamento de ginásio em casa, é possível obter muito bons resultados. Apenas dois halteres, ou uma barra com pesos, ou até o nosso próprio peso corporal, acompanhados dos conhecimentos certos e alguma criatividade, é possível obter bons resultados



Rewtec - E já agora quais os materiais essenciais e que não podem faltar de maneira nenhuma para quem faz exercicios em casa?

R - Um dos elementos essencial e que não falta, com certeza, a todos os que treinam em casa, é o peso corporal. Este é fundamental para muitos exercícios que se podem fazer com os vários objectos que se tem em casa. Além deste, acho importante ter uma barra fixa para elevações, um banco com costas de inclinação regulável, suporte para os pesos, halteres, barra e os respectivos discos que servirão de resistência extra nos exercícios.



Rewtec - Será que nos podes revelar parte do teu plano de treino?

R - Posso sim:



  2ª Feira - Peitoral;



3ª Feira - Ombros;



4ª Feira - Pernas;



5ª Feira - Braços;



6ª Feira - Costas e



Sábado Abdominais.



Adicionalmente, tenho treino de Volleyball ao sábado de manhã e Domingo faço a minha sessão de Cardio.



Rewtec - Actualmente despendes de quanto tempo para praticares musculação?

R - Normalmente, cerca de 1h30min por dia - das 22 / 22:30 às 23:30 / 00:00. O treino cardio costuma ser entre 45min e 1h. Aproveito os dias em que não tenho mesmo disponibilidade para treinar no final do dia para considerá-lo como dia de descanso.



Rewtec - Há quem defenda que trabalhar um grupo muscular por dia de uma forma intensa seja o melhor, outros estudos apontam para dois grupos musculares e não mais que isso, qual é a tua opinião?


R - Já experimentei as duas - um grupo por dia (actualmente) e dois grupos musculares por dia (regime anterior). Devo confessar que estou a obter bons resultados com este regime actual. No entanto, o melhor para garantir bons resultados é variar com alguma regularidade o plano de treino - sejam os dias de treino, os músculos ou grupos musculares treinados, os dias de descanso, o tempo de treino, o número de séries ou de repetições... tudo o que se puder variar é importante considerar para impedir uma estagnação dos resultados.



Rewtec - Por vezes iniciados na musculação e não só tendem a entrar em overtraining e tudo corre mal e os resultados não surgem, que dicas queres deixar para evitar tal situação?

R - "Ouçam" o vosso organismo. Dificuldades em adormecer, um cansaço extremo durante os períodos de intervalo entre treinos, pouca vontade para "atacar" os pesos novamente, falta de motivação... todos podem ser sintomas de overtraining, para não falar, claro, numa perda de massa muscular, mesmo com todo o treino que se fizer.



Rewtec - Não podia-mos de maneira alguma terminar deixar de falar em alimentação/dieta visto que apelas muito a uma vida sã e dás dicas preciosas sobre uma alimentação equilibrada para quem faz musculação, o que recomendas e o que devemos evitar?

R - Alguns princípios básicos de uma boa alimentação / dieta são:

Fazer uma divisão correcta de refeições por dia - 5 mínimo, ou seja, comer mais vezes e em menor quantidade de cada vez;

Tomar o pequeno almoço TODOS os dias;

Garantir uma ingestão correcta de proteína, hidratos de carbono e gordura (saudável!) por dia, dividindo-os correctamente de acordo com as necessidades calóricas diárias individuais (muito importante!);

Ingerir muitos vegetais e alguma fruta - essenciais para uma boa ingestão de vitaminas e minerais, importantíssimos no bom funcionamento do nosso organismo;

Fazer uma alimentação cuidada, equilibrada e regrada - poucos fritos, pouco sal, poucas gorduras saturadas, muito poucos doces, nenhuns refrigerantes ou sumos artificiais, entre outros.



Rewtec - És apologista dos suplementos (naturais)? Se sim, quais são os imprescindíveis para ti?

R - Em termos gerais, não sou apologista da utilização de nenhum tipo de suplementos. O que costumo "apregoar" é que conseguimos retirar tudo o que precisamos da alimentação dita natural e comum. No entanto, compreendo que por vezes possa ser necessário recorrer a suplementos - seja para colmatar pequenas falhas na nossa alimentação que de outra forma seriam impossíveis de corrigir ou devido a algumas condições de saúde que a isso exijam.


Rewtec - Que outras mensagens queres deixar para os nossos utilizadores que pretendem entrar no mundo da musculação?

R - O melhor conselho que vos posso dar é - "Acreditem em vocês - se conseguirem ter confiança em vós mesmos, todos os objectivos a que se propõem poderão ser alcançados".

Independentemente disso, se precisarem de uma palavra de motivação ou de esclarecer alguma dúvida, questão ou, simplesmente, debater ideias, estarei sempre aqui para vos ajudar!.



Obrigado

Obrigado eu pela oportunidade. Grande abraço e não esquecer - Dieta + Exercício = VIDA! Bons treinos!


Podem encontrar o nas redes sócias e ver algumas dicas que o Nuno apresenta em vários vídeos no Youtube

https://www.facebook.com/NunoFelicianoPT

https://www.youtube.com/channel/UCgeJeStu7mhNOF8SUjPXm6w


http://www.rewtec.com

Moonshine

Moonshine
Warez
Muito bom esta entrevista ja me deu vontade da fazer musculaçao em casa, por acaso tenho uma duvida quanto tempo se demora para ver resultados?

mentorman

mentorman
V.I.P II
V.I.P II
Excelente entrevista.

Fui ver o canal do youtube e tem muitas dicas de exercícios e mesmo alimentares. E para alem disso responde às duvidas colocadas. Já subscrevi e vou ver todos os vídeos visto ser um iniciado na musculação e ter bastantes duvidas.

Muito obrigado ao Helix e ao Nuno pela entrevista.

4Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness] Empty Elogiar Ter 3 Jun 2014 - 12:23

Lemm2

Lemm2
Novato
Esta intrevista é interessante, porque nós podemos aprender muitas coisas com Nuno Feliciano.

Daemon

Daemon
Developer
Adorei a entrevista, muito boa mesmo, logo eu que também faço exercícios em casa.
Moonshine escreveu:Muito bom esta entrevista  ja me deu vontade da fazer musculaçao em casa, por acaso tenho uma duvida quanto tempo se demora para ver resultados?
Isso varia de pessoa para pessoa, mas creio que pelo 3º mês você já note alguma diferença.

stetios

stetios
VIP
VIP
É bom haver casos praticos com resultados do que se lê na literatura um bom reforço para nao nos esquecermos que mesmo sem muito investimento economico a dedicação continua a ser o factor mais importante na obtencao de resultados

giger

giger
Membro
Gostei muito da entrevista e realmente vou ao encontro do mesmo que o Nuno diz. Ja tive pessoal que me falou da motivaçao, que era melhor ginasio e tal..enfim... treino em casa e aos poucos vejo resultados e sao estes a minha maior motivaçao em continuar.

Ja tinha uns alteres e banco, no entanto o espaço era o problema. Agora encontrei um bom espaço em casa e ate há 1 mes e tal comprei uma multi funçoes em 2a mao, mas parecia nova, saida da loja. bom preço, boa oportunidade e dai tenho vindo a treinar e tenho desenvolvido bastante bem.


Os resultados esses podem vir a tardar ou nao, penso que tudo depende do treino e do nosso metabolismo.

Helix

Helix
Legend
giger tens aqui um tópico meu com a material que já tenho em casa e basicamente é o que se precisa, recomendo sempre algo para fazer elevações também http://www.rewtec.com/t10791-

http://www.rewtec.com

ninho

ninho
V.I.P II
V.I.P II
Esta entrevista está mesmo demais. Gostei imenso Very Happy

http://www.rewtec.com/u1058

Moonshine

Moonshine
Warez
Acho que o mais lixado de fazer em casa deve ser peito uma pessoa chega a uma certa altura deve precisar de aumentar o peso e sem ajuda e dificil ou entao comprar uma maquina.

StreetGT

StreetGT
VIP
VIP
Moonshine escreveu:Acho que o mais lixado de fazer em casa deve ser peito uma pessoa chega a uma certa altura deve precisar de aumentar o peso e sem ajuda e dificil ou entao comprar uma maquina.

Sabes qual é a diferença entre um bodybuilder e um levantador de peso?

É que se souberes tens a tua resposta dada Smile

giger

giger
Membro
Aquela Power Tower que tens Helix esta porreira. uma coisinha dessas ca em casa e estava feito o mini ginasio.ehehehe

so preciso mesmo é de uma uma barra para elevaçoes. tenho é de arranjar local proprio para isso.

Helix

Helix
Legend
Sim aconselho mesmo um investimento numa coisa dessas, além de fazeres elevações, podes ainda fazer Fundos (Triceps), Peito, Abdominais (e dos bons). Só o facto de fazeres elevações trabalhas basicamente todos os musuculos e deixa-te uma melhor postura para as costas.

http://www.rewtec.com

Angel_of_psp

Angel_of_psp
Legend
Tenho um contra, se fazem exercício em mente é para ficar assim:
Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness] 8-ps-f10
ou assim:
Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness] Ronny_Rockel
Na minha ideia seria a de baixo pois ai e tal porque levam injecções e tal, pois mas na verdade preferia a de baixo!
Eu estive nos Para-quedistas e a 1ªfoto de mostra que eu nos paras sai com muito mais corpo que da 1ªfoto!
Exercício, cerveja, cigarros e outras bebidas, alimentação rigorosa não necessitei nada disso!Mas atenção isto sou eu a falar

http://www.rewtec.com

Helix

Helix
Legend
Angel_of_psp todos temos as nossas opiniões e a tua conta como outra qualquer. Mas é um facto (e isto é a minha opinião) prefiro andar a saber que se faço tudo ao natural e ter uma saúde sã do que me ter injetado para ficar uma besta é que isso mais tarde paga-se e bem. Como o Arnold Schwarzenegger e outros que já fizeram algumas operações ao coração e esses ainda cá andam para contar a história, fora aqueles que que já cá não estão.
É a escolha de cada um...

http://www.rewtec.com

Angel_of_psp

Angel_of_psp
Legend
Certo cada um tem a sua forma de entender como prefere tal como a alimentação saudável é útil ao bem estar, mas mesmo assim a alimentação cuidada nem sempre é livre de perigo uma amostra: aguá em excesso causa cirrose tal como o vinho nem todos os alimentos saudáveis são aqueles que nos livram da morte ou de alguma doença!
Eu nos paras bebia cerveja, fumava "cigarros", bebia por vezes em saídas whisky, etc etc e mesmo assim sem usar maquinas ou qualquer outro tipos de maquinetas fiquei com um corpo muito superior a pessoa da 1ªfoto!
Comparações não mas sim uma amostra de que o corpo sem maquinas consegue atingir massa suficiente ou superior ao uso das maquinas!

http://www.rewtec.com

Helix

Helix
Legend
Angel_of_psp escreveu:Comparações não mas sim uma amostra de que o corpo sem maquinas consegue atingir massa suficiente ou superior ao uso das maquinas

Então e consegues essa tal massa como?
Não te esqueças que não é agora que pagas isso que referes dos cigarros, cerveja, whisky etc quando chegar a idade as coisas surgem, se tiveram a ver com o que fizeste no passado? Até se calhar directamente não mas indirectamente sim.

http://www.rewtec.com

Angel_of_psp

Angel_of_psp
Legend
Onde consegui a massa foi muito simples...
Correr uns quantos quilómetros todos os dias,
Series de umas quantas flexões durante um x de tempo
series de uns quantos abdominais " "
Agarrar em troncos tanta coisa simplesmente consegui isso tudo sem gastar dinheiro em batidos, maquinetas, basta ter paciência e claro "muita mas mesmo muita força de vontade"

http://www.rewtec.com

giger

giger
Membro
bom anda por aqui um bom tema.

a minha opiniao é a seguinte, cada qual tem um metabolismo diferente, logo há pessoas que conseguem ter um corpo bem definido com menos exercicio e outras la terao de trabalhar mais um pouco.
Angel_of_psp, tu andaste nos para-quedistas mas antes disso deves ter passado pela recruta nao? é normal que tenhas desenvolvido o corpo pois andavas em preparaçao. já viste muitos para-quedistas magrinhos? com pouca massa muscular? eu nao. tenho amigos que passaram pela recruta, meteram-se em cursos para sargentos e já via amigos deles em que ganharam muito corpo devido ao exercicio intenso que lá é feito e que foste "incentivado" a isso.

lembra-te que nem todos passaram pelo mesmo que tu e muitos tem vida mais passiva e só em casa ou ginasio é que tem mais atividade. tu se calhar era atividade diaria e constante.

enfim...aquilo que pocuro dizer é que cada qual tem o seu metabolismo e forma de viver ativa e claro, depende de cada um evoluir e explorar o seu corpo e limitaçoes.

entre as duas imagens, so gostaria de estar um bocadinho mais a cima da primeira, mas nao chegar sequer a 2a imagem.

agora acho que nao precisamos de fazer comparaçoes, pois neste topico nao vale a pena. falamos de dicas para o pessoal iniciar treino em casa, como o devem fazer da melhor forma possivel e o que exercicios podem fazer para exercicitar o corpo, dai tal entrevista.

NunoFelicianoPT

NunoFelicianoPT
Novato
Olá a todos.

Antes de mais, quero agradecer ao nosso Fundador Helix pela oportunidade desta entrevista. Muito obrigado pela honra!

Depois, gostava de poder responder a algumas questões que têm colocado neste tópico, nomeadamente ao user Moonshine - de facto, como o user Daemon referiu, e bem, 3 meses é um bom intervalo para começar a esperar resultados mais evidentes. No entanto, para resultados consistentes e ditos "notáveis", o melhor será optar por seguir um estilo de vida com uma boa alimentação e um bom regime de treino de forma contínua - não só durante 3 meses mas ao longo de toda a sua vida! Bons resultados, tanto de aparência como de saúde, virão dessa mudança!

Em relação ao que se tem discutido nestes últimos replies, a questão não está em comparar o meu físico nessa foto - de há cerca de 1 ano atrás - com a foto de um bodybuilder. Os objectivos que tenho com o treino e a alimentação não é criar um físico de bodybuilder mas sim um físico Fitness - a comparação que aqui foi feita é como comparar um atleta de Men's Physique e um Body Builder.

Apesar do objectivo ser semelhante - ganho de massa muscular e definição - os níveis são totalmente diferentes. O primeiro, é um físico mais natural e com base apenas em alimentação cuidada e equilibrada e um regime de treino adequado, enquanto que o segundo, muitas vezes, e infelizmente, já inclui alguns "extras", como doping, esteróides, entre outros. Com isto não quero dizer que o primeiro caso não utilize nunca estas substâncias, mas a probabilidade é menor.

Resumidamente, sou da opinião do user giger quando diz que não vale a pena fazer comparações neste tópico, uma vez que o objectivo é apenas apresentar o meu trabalho e disponibilizar-me para ajudar no que precisarem.

Grande abraço a todos e bons treinos!

PS:
Angel_of_psp - tudo o que fazemos na nossa vida tem consequências - sejam positivas ou negativas.

O que acho, e nisso concordo com o nosso fundador, é que os resultados que advêm da utilização dessas substâncias não compensa os contras que são mais que muitos, principalmente para a saúde.

Apesar de, neste momento, poder sentir-se a 100% e cheio de saúde, há alguns aspectos da nossa saúde que vão sendo prejudicados e alterados e, no futuro, poderão conduzir a problemas graves de saúde.

Independentemente disso, espero, sinceramente, que nada do que possa ter feito anteriormente na sua vida de paraquedista venha a afectar a sua saúde. Grande abraço e continuação de bons treinos!

Tekil

Tekil
V.I.P II
V.I.P II
Em relação ao questionário, parabéns gostei muito desta iniciativa! Esclarece algumas duvidas que possivelmente alguém possa ter.

Li tudo e tenho uma duvida em relação ao teu treino Nuno, treino a uns 3 anos e grande parte da sabedoria que ganhei neste assunto veio do dia a dia de treino e de muita leitura, e uma das coisas que achei estranho foi fazeres o treino de ombros logo a seguir ao peito. Achei estranho porque um dos másculos mais solicitados ao fazer exercícios de peito são os ombros e sendo um músculo que vai desgastar tu consegues fazer o teu treino de ombros sem problemas/quebras? Vou ser sincero eu fazendo um treino intenso de peito só dois três dias depois é que faço ombros para deixar descansar o músculo.

Em relação ao Off-Topic do angel que acaba por ter haver com o assunto. Como é óbvio cada um tem os seus objectivos, no inicio começamos com objectivos cocientes que conseguimos atingir e só depois de os atingir pensamos se esta bom ou continuamos a caminhada. O que ganhas com isso? Bem saúde, auto estima, bem estar, etc etc.
Depois falas que ganhaste x corpo sem maquinas e ferros, certo. eu também pego num homem sem hábitos de desporto e meto com um corpo fixe mas vai depender dele querer ou não e tu nos paraquedistas ou fazias ou siga marinha, tinhas alguém que estava acima de ti e por mais que não quisesses e não houvesse vontade fazias e ponto. Não compares uma pessoa que no seu dia a dia vai tentar colocar um tempo para desporto com x objectivos e vai com a sua boa vontade toda tentar atingir e em vez de atingir em 6 meses atinge em 2 anos por opção a alguém que é obrigado a um desgaste superior ao normal. Quem no seu perfeito juizo vai fazer todos os dias um treino tal que o desgaste tanto que nem vontade tem de ir trabalhar?

Angel_of_psp

Angel_of_psp
Legend
A verdade é simples na recruta o que ganhei foi peso.... Razz 
De 68 para 78 quilos, massa nem a ver, após passar a recruta não digo que foi fácil porque existem cursos e cursos, eu simplesmente não obtive nada além de peso, só após 1 ano de muita força de vontade nos paras é que consegui obter grandes resultados é verdade demora mas nada que força de vontade não ajude....
Quanto a vida se levo vida saudável isso em certo ponto pra mim é igual pois sou o tipo de pessoa que pensa a vida é feita para viver e aproveitar, a verdade é que continuo a fumar desde muito novo que comecei e na vida é simples um dia ei de morrer esse dia irá chegar o resto é para aproveitar e viver até lá chegar!
Mas como é dito toda a gente tem a sua maneira de gerir o seu exercício tal como a vida....
E eu sendo realista aos adeptos deste tipo de exercício só tenho a dizer força de vontade é o melhor que pode haver neste tipo de exercícios!

http://www.rewtec.com

NunoFelicianoPT

NunoFelicianoPT
Novato
Boas pessoal.

É verdade que faço o meu treino de ombros no dia seguinte ao de peitoral - e é verdade que há dias em que tenho os ombros bem cansados do treino de peitoral - mas faço o possível por levar um treino de peitoral que exija o mínimo possível dos ombros.

No entanto, e uma vez que é a porção anterior dos ombros que é mais solicitada durante o treino de peitoral, é nas outras porções (média e posterior) que aposto mais no dia de treino de ombros.

Mas o truque é ir variando o plano de treino frequentemente para evitar habituação muscular e estagnar a evolução.

Angel_of_psp concordo a 100% contigo quando dizes que a força de vontade é o verdadeiro segredo neste estilo de vida! Sem isso, os resultados nunca chegarão

Abraços e bons treinos a todos!

sapmf

sapmf
Novato
Boas tardes.
Primeiro que tudo quero dar os parabéns ao Nuno Feliciano pelo trabalho desenvolvido sobretudo a nível do treino e estilo de vida saudável, pois há muitos anos que luto pelo mesmo.
Tenho 37 anos e treino à cerca de 20 anos seguidos, nunca tomei esteróides anabolizantes, tomei sim whey e multivitaminicos como suplementos e nada mais, o Helix nosso moderador do fórum conhece-me pessoalmente pois trabalhamos juntos.
Só quero deixar o meu testemunho e valorizar o que o Nuno Feliciano diz é de extrema importância e verdadeiro relativamente ao treino e alimentação, muita gente fracassa e segue por outras "vias" tomando outros compostos porque não têm paciência para obter resultados, ao longo dos anos fui aprendendo, é preciso comer adequadamente aos nosso objetivos, ajustar o treino por diversas vezes ( com isto quero dizer o tipo treino, desde exercicícios, séries, tempos descanso, imensos tipos de treinos que podem ser feitos) de forma a estimular os músculos constantemente e nunca os deixar habituar ao mesmo tipo de treino onde começamos a estagnar, e é ai que muita gente falha, perde a motivação e desiste ou vai pelo caminho mais fácil e rápido ao sucumbir aos esteróides anabolizantes, atenção não quero recriminar quem os usa, cada um é que sabe, apenas são coisas diferentes.
Ganhar massa muscular limpa demora tempo, o mal de muitas pessoas é terem precisamente expectativas irreais, não é possivel ganhar 10 ou 15Kg de massa muscular em meses, eu construi a massa muscular que possuo hoje ao longo de 15 anos, sendo que nos últimos 5 anos praticamente estagnou, melhorou foi em qualidade e pormenores.... e tudo o que posso fazer é tentar manter o mais possível assim anos, faço muito cardio também, alimentação saudável e vida regrada.
Não vou falar de alimentação, exercícios pois têm tudo o que o Nuno Feliciano publica é mais do que suficiente.
Obrigado Nuno pelo trabalho e ajuda que dás às pessoas e bons exemplos, boa sorte.
Abraço
Sérgio.

NunoFelicianoPT

NunoFelicianoPT
Novato
Muito obrigado pela mensagem de apoio sapmf e muitos parabéns pelos resultados excelentes que tem alcançado 100% sem drogas / anabolizantes!

Assim se vê que muito se consegue sem "batota" - basta força de vontade, dedicação e muito, muito trabalho!

Parabéns!

Abraços

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos