Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : Anterior  1, 2

Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

Helix

Helix
Legend
Relembrando a primeira mensagem :

Se és um amante do desporto mais propriamente pela musculação então este tópico é para ti, caso não sejas este tópico também é para ti.



Hoje o escolhido para a entrevista é o Nuno Feliciano embora que não seja um membro do nosso fórum (mas esperemos que o venha a ser) concedeu-nos esta entrevista com o intuito de dissipar muitas dúvidas para quem quer obter resultados visíveis no mundo da musculação. Mas há uma particularidade o Nuno assim como eu, pratica musculação em casa e vai nos poder mostrar que é possível obter iguais resultados da mesma maneira que se pratica musculação no ginásio.

Mas quem é o Nuno Feliciano?

Nuno Feliciano é um Personal Trainer e desportista com um objectivo muito claro: ajudar todos os interessados a melhorar a sua vida de forma 100% natural!

E acrescento da minha parte que o Nuno é um grande amigo mesmo e sempre pronto a ajudar e esclarecer as mais variadas questões pelo mundo da musculação/fitness.

Obrigado Nuno pela entrevista e contamos contigo para nos esclarecer as dúvidas que vão surgindo!








Entrevista com Nuno Feliciano [Musculação/Fitness] - Página 2 8-ps-f10



Rewtec - Quando começaste esta paixão pelo Fitness? E porque o fizeste?

R - Provavelmente, a minha paixão pelo Fitness deve ter começado quando tinha 17 anos, no final do secundário, quando quis ingressar na Academia Militar (AM). Digo provavelmente porque nem sei se foi o facto de querer entrar para a AM que me incentivou a iniciar este estilo de vida ou se a já minha paixão pelo desporto e exercício físico é que me levou a querer entrar para a AM. O que é certo é que foi a partir dessa altura que comecei a levar este estilo de vida mais a sério.



Rewtec - Já todos sabemos que os resultados não aparecem do dia para a noite e que muitos outros factores são influenciados, sendo assim o que é que precisamos de reunir para obter esses resultados?


R - De facto, os resultados não surgem de um dia para o outro. No entanto, qualquer um pode obter resultados, pelo menos, iguais aos meus - espero que consigam obter resultados ainda melhores - é bom sinal. Para obter bons resultados é necessário dedicação, algum espírito de sacrifício, de compromisso e muito, muito trabalho.


Rewtec - Sei que praticas musculação em casa e muitas pessoas julgam que não é a mesma coisa que andar num ginásio, isto porque pode faltar a motivação, a ajuda de alguém, certas máquinas de musculação etc. Mas queremos saber se temos os mesmo resultados em casa quando comparados ao facto de andar num ginásio, ou seja, ou que é determinante para alcançar resultados em casa?


R - Existe muito essa ideia de que treinar em casa é insuficiente para obter resultados - já ouvi muitas vezes a frase que "não se fazem omeletes sem ovos". No entanto, essa ideia está totalmente errada. Desde que se possuam os conhecimentos necessários ditos "essenciais" e, claro, algum equipamento de ginásio em casa, é possível obter muito bons resultados. Apenas dois halteres, ou uma barra com pesos, ou até o nosso próprio peso corporal, acompanhados dos conhecimentos certos e alguma criatividade, é possível obter bons resultados



Rewtec - E já agora quais os materiais essenciais e que não podem faltar de maneira nenhuma para quem faz exercicios em casa?

R - Um dos elementos essencial e que não falta, com certeza, a todos os que treinam em casa, é o peso corporal. Este é fundamental para muitos exercícios que se podem fazer com os vários objectos que se tem em casa. Além deste, acho importante ter uma barra fixa para elevações, um banco com costas de inclinação regulável, suporte para os pesos, halteres, barra e os respectivos discos que servirão de resistência extra nos exercícios.



Rewtec - Será que nos podes revelar parte do teu plano de treino?

R - Posso sim:



  2ª Feira - Peitoral;



3ª Feira - Ombros;



4ª Feira - Pernas;



5ª Feira - Braços;



6ª Feira - Costas e



Sábado Abdominais.



Adicionalmente, tenho treino de Volleyball ao sábado de manhã e Domingo faço a minha sessão de Cardio.



Rewtec - Actualmente despendes de quanto tempo para praticares musculação?

R - Normalmente, cerca de 1h30min por dia - das 22 / 22:30 às 23:30 / 00:00. O treino cardio costuma ser entre 45min e 1h. Aproveito os dias em que não tenho mesmo disponibilidade para treinar no final do dia para considerá-lo como dia de descanso.



Rewtec - Há quem defenda que trabalhar um grupo muscular por dia de uma forma intensa seja o melhor, outros estudos apontam para dois grupos musculares e não mais que isso, qual é a tua opinião?


R - Já experimentei as duas - um grupo por dia (actualmente) e dois grupos musculares por dia (regime anterior). Devo confessar que estou a obter bons resultados com este regime actual. No entanto, o melhor para garantir bons resultados é variar com alguma regularidade o plano de treino - sejam os dias de treino, os músculos ou grupos musculares treinados, os dias de descanso, o tempo de treino, o número de séries ou de repetições... tudo o que se puder variar é importante considerar para impedir uma estagnação dos resultados.



Rewtec - Por vezes iniciados na musculação e não só tendem a entrar em overtraining e tudo corre mal e os resultados não surgem, que dicas queres deixar para evitar tal situação?

R - "Ouçam" o vosso organismo. Dificuldades em adormecer, um cansaço extremo durante os períodos de intervalo entre treinos, pouca vontade para "atacar" os pesos novamente, falta de motivação... todos podem ser sintomas de overtraining, para não falar, claro, numa perda de massa muscular, mesmo com todo o treino que se fizer.



Rewtec - Não podia-mos de maneira alguma terminar deixar de falar em alimentação/dieta visto que apelas muito a uma vida sã e dás dicas preciosas sobre uma alimentação equilibrada para quem faz musculação, o que recomendas e o que devemos evitar?

R - Alguns princípios básicos de uma boa alimentação / dieta são:

Fazer uma divisão correcta de refeições por dia - 5 mínimo, ou seja, comer mais vezes e em menor quantidade de cada vez;

Tomar o pequeno almoço TODOS os dias;

Garantir uma ingestão correcta de proteína, hidratos de carbono e gordura (saudável!) por dia, dividindo-os correctamente de acordo com as necessidades calóricas diárias individuais (muito importante!);

Ingerir muitos vegetais e alguma fruta - essenciais para uma boa ingestão de vitaminas e minerais, importantíssimos no bom funcionamento do nosso organismo;

Fazer uma alimentação cuidada, equilibrada e regrada - poucos fritos, pouco sal, poucas gorduras saturadas, muito poucos doces, nenhuns refrigerantes ou sumos artificiais, entre outros.



Rewtec - És apologista dos suplementos (naturais)? Se sim, quais são os imprescindíveis para ti?

R - Em termos gerais, não sou apologista da utilização de nenhum tipo de suplementos. O que costumo "apregoar" é que conseguimos retirar tudo o que precisamos da alimentação dita natural e comum. No entanto, compreendo que por vezes possa ser necessário recorrer a suplementos - seja para colmatar pequenas falhas na nossa alimentação que de outra forma seriam impossíveis de corrigir ou devido a algumas condições de saúde que a isso exijam.


Rewtec - Que outras mensagens queres deixar para os nossos utilizadores que pretendem entrar no mundo da musculação?

R - O melhor conselho que vos posso dar é - "Acreditem em vocês - se conseguirem ter confiança em vós mesmos, todos os objectivos a que se propõem poderão ser alcançados".

Independentemente disso, se precisarem de uma palavra de motivação ou de esclarecer alguma dúvida, questão ou, simplesmente, debater ideias, estarei sempre aqui para vos ajudar!.



Obrigado

Obrigado eu pela oportunidade. Grande abraço e não esquecer - Dieta + Exercício = VIDA! Bons treinos!


Podem encontrar o nas redes sócias e ver algumas dicas que o Nuno apresenta em vários vídeos no Youtube

https://www.facebook.com/NunoFelicianoPT

https://www.youtube.com/channel/UCgeJeStu7mhNOF8SUjPXm6w


http://www.rewtec.com

Tekil

Tekil
V.I.P II
V.I.P II
Nuno concordo com a troca permanente de plano, isso é essencial para quem faz exercício físico. Como tenho habito de dizer o nosso corpo tem uma capacidade espantosa de adaptação e isso pode ser mau como bom dependendo das circunstancias. Mas de qualquer forma continuo a achar estranho os ombros logo a seguir ao peito não leves a mal Smile Mas o que interessa é que se alcance os objectivos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos