É sempre bom ver as marcas automóveis a dedicarem alguma atenção às bicicletas (o que poderá ser uma obrigatoriedade, se assumirmos uma redução de 90% na quantidade de carros com a chegada dos automóveis autónomos) e no caso da Ford isso reflecte-se na aposta em bicicletas eléctricas pensadas para a utilização no dia a dia.
A MoDe:Flex poderá ser considerada a sucessora dos anteriores modelos MoDe:Me e MoDe:Pro. Também aqui temos uma bicicleta que se pode dobrar para facilmente ser transportada num carro (ou em transportes público), e graças à sua assistência eléctrica a Ford garante que a bicicleta nos conseguirá levar até ao destino sem que nos faça transpirar - bastando activar o apropriado modo "no sweat" que analisa continuamente a força exercida nos pedais, proporcionando a assistência eléctrica necessária para reduzir o esforço.
Esta bicicleta, que por agora ainda não passa de um protótipo, também vem com apps que a ligam aos nossos smartphones, e que para além das capacidades de navegação também lhe dão uma funcionalidade curiosa: a de poder alertar o ciclista fazendo vibrar o guiador sempre que se aproxima de um potencial perigo, como buracos na estrada. (No entanto a Ford não dá detalhes sobre se isso é feito através da análise de imagem da estrada em frente à bicicleta, ou simplesmente recorrendo aos alertas de serviços como o Waze - que me parece ser o mais provável.)
Embora não tenham sido revelados detalhes sobre as características eléctricas, poderá imaginar-se que sejam iguais ou superiores às da MoDe:Pro, que recorria a um motor de 200W e bateria de 9Ah, e podendo atingir uma velocidade de 25Km/h. Só faltava isto chegar às lojas a preço... ecológico para as nossas carteiras.
A MoDe:Flex poderá ser considerada a sucessora dos anteriores modelos MoDe:Me e MoDe:Pro. Também aqui temos uma bicicleta que se pode dobrar para facilmente ser transportada num carro (ou em transportes público), e graças à sua assistência eléctrica a Ford garante que a bicicleta nos conseguirá levar até ao destino sem que nos faça transpirar - bastando activar o apropriado modo "no sweat" que analisa continuamente a força exercida nos pedais, proporcionando a assistência eléctrica necessária para reduzir o esforço.
Esta bicicleta, que por agora ainda não passa de um protótipo, também vem com apps que a ligam aos nossos smartphones, e que para além das capacidades de navegação também lhe dão uma funcionalidade curiosa: a de poder alertar o ciclista fazendo vibrar o guiador sempre que se aproxima de um potencial perigo, como buracos na estrada. (No entanto a Ford não dá detalhes sobre se isso é feito através da análise de imagem da estrada em frente à bicicleta, ou simplesmente recorrendo aos alertas de serviços como o Waze - que me parece ser o mais provável.)
Embora não tenham sido revelados detalhes sobre as características eléctricas, poderá imaginar-se que sejam iguais ou superiores às da MoDe:Pro, que recorria a um motor de 200W e bateria de 9Ah, e podendo atingir uma velocidade de 25Km/h. Só faltava isto chegar às lojas a preço... ecológico para as nossas carteiras.
abertoatedemadrugada