O público gamer está a ser cada vez mais o foco das fabricantes de computadores, com diferentes modelos de computadores desenvolvidos especificamente para jogos que chegam ao mercado. A Intel também quer agradar esse pessoal e por isso lançou o NUC Skull Canyon, a versão gamer do seu PC compacto.
Ele vem com uma GPU Iris Pro 580, a mais poderosa já criada pela Intel, e o restante da configuração faz com que o Skull Canyon possa ser comparado ás consolas da atual geração, coma a PlayStation 4 e a Xbox One.
Isso significa que ele é capaz de rodar jogos atuais, como Just Cause 3, em FullHD na casa dos 30 quadros por segundo. Se isso não for o suficiente para vocês, o NUC também permite que vocês liguem uma placa de vídeo externa através do XConnect, da AMD.
Além da GPU da Intel, o Skyll Canyon vem também com um processador i7-6770HQ, que conta com os quatro núcleos Skylake de última geração da companhia, 128 MB de RAM dedicada para a parte de vídeo, podendo ter até 32 GB de RAM DDR4 e diversas opções de armazenamento, todos em SSD M.2. A versão mais básica não vem com a memória RAM e nem com o HD, mas os itens podem ser acrescentados de acordo com o gosto (e bolso) do utilizador.
Ele se assemelha muito com uma consola – sua disposição para uso, inclusive, é na horizontal – e conta com slots para cartões micro SD, duas portas USB 3.0, uma Thunderbolt 3.0, uma entrada mini DisplayPort e outra HDMI, além de, claro, ter suporte para acessórios sem fio. A Intel afirma, inclusive, que o NUC Skull Canyon é capaz de "alimentar" até três monitores 4K UltraHD.
O preço do mini PC gamer, no entanto, é um pouquinho acima dos seus concorrentes dedicados: ele chega em maio por US$ 650 na versão mais barata (sem memória RAM, sistema operacional e SSD). A Intel não confirmou se o Nuc Skull Canyon dará as caras por aqui de forma oficial.
Tecmundo