[ A FAVOR: - Puzzles variados - Cenários muito bem construídos - Jogo todo em 2D fofo. (Só não entendemos porque o personagem joga o tempo todo deitado. Os fortes entenderão quando jogarem.) - É um jogo para todas as idades; - Desafiador; - É um jogo muito bonito e bem construído visualmente; - Gostchamos mutcho dos puzzles. CONTRA: - Pobre em conteúdo. O jogo acaba rápido; - Trabalho sonoro limitado. VEREDITO: Ittle Dew é mais um título independente que merece a atenção dos admiradores deste gênero de jogo. Ele é muito comparado com The Legend of Zelda, com referências óbvias ao mesmo, mas que também tem suas características e seus pontos próprios, possuindo assim uma identidade única. Aqui você vai se divertir tentando solucionar puzzles fáceis e difíceis, e se segurando para não ir no youtube dar uma olhadinha sobre o segredo de uma charada ou outra. Vale o tempo e o cérebro! Ittle Dew é o novíssimo título independente da desenvolvedora Ludosity que claramente quis trazer de volta todo espírito de The Legend of Zelda de Nintendinho. Trata-se de um jogo que tem como principal elemento e gênero o puzzle, mas também com características de RPG e aventura. É um jogo pra todas as idades, apesar do visual de desenho animado e elementos bem infantis, no entanto, deixou a desejar no conteúdo, que é pouquíssimo. Para começar, Ittle Dew não tem um enredo certo. Ao começar o jogo você verá uma parte da história sendo contada unicamente através de imagens, como se estivesse lendo um gibi. Logo de cara vê-se que não foi feito para ter uma história, mas para apenas te jogar em uma aventura. A personagem principal aparentemente é uma “náufraga”, que acaba chegando a uma ilha juntamente com sua raposa amiga de nome Tippsie, que durante o jogo te dará diversas dicas de como solucionar certo puzzle. Ao adentrar a ilha, você deverá explora-la até chegar ao ponto onde sua aventura começará. Um misterioso castelo bem no meio da ilha. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Ittle Dew possui uma jogabilidade bastante simples, mas não pense que isso vá te facilitar muito. Na verdade, muitas vezes você pode se deparar com um nó na cabeça ao ter de mudar de comando muito rapidamente, o que acontecerá muitas vezes. O fato de o jogo ter uma jogabilidade simples, na verdade te deixa até sentindo falta de mais recursos para usar o controle como pular, abaixar, etc, em certas situações. Aqui você apenas usa o controle direcional para andar e os botões para usar os itens que você encontrar durante sua aventura. Os itens por sua vez, são extremamente essenciais. Na verdade são a chave para solucionar os puzzles. Você começa com um simples pedaço de graveto, o qual você pode atar fogo para derreter blocos de gelo ou abrir passagens secretas, mas não serve para muita coisa. Na ilha porém, existe uma loja de itens e é lá que você irá encontrar seus itens para comprar, claro. Na verdade, o vendedor que se trata de um pirata muito simpático, yaarrr, nunca tem os itens, mas te manda para as localidades do mapa que você irá encontrá-lo. Então, a aventura não se resume apenas nos puzzles do castelo mas em toda a ilha. Você terá que solucioná-los como puder para encontrar os itens e finalmente poder seguir para o castelo preparado. Os itens são: um graveto simples (que já falamos antes), uma espada flamejante que serve tanto para atacar inimigos como atear fogo em objetos inflamáveis, uma cajado mágico que tem o poder de teleportar objetos e criar um bloco adicional mágico no cenário, e uma lança de gelo que tem o poder de congelar objetos e cubos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Os cubos são fatores sempre presentes nos puzzles. Você terá de empurrá-los para os lugares certos, montar quebra-cabeças com eles, congelá-los com sua lança de gelo para que ele escorregue até um outro ponto do mapa, ou destruí-los para que abram caminhos. Se você precisar de, por exemplo, 3 cubos para completar um puzzle e só existirem dois no cenário, você poderá criar um cubo mágico com seu cajado e solucionar o problema. Há cenários em que você precisará apenas de um item para solucionar os puzzles , e outros que você precisará dos três itens. Um poderá ser mais funcional que o outro de acordo com o puzzle mas todos são necessários para que você consiga zerar o jogo, então não adianta querer pular alguma dungeon e tentar passar com apenas um item. Os inimigos que você encontra pelos cenários, muitas vezes parecem ser meramente ilustrativos, só pra dizerem que estão ali e pronto, pois são muito fracos. O ponto forte mesmo é o quebra-cabeça. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O sistema de puzzles é muito bem feito. São diversos quebra-cabeças, cada um mais diferente que o outro. Além disso, eles também variam na dificuldade. Há muitos fáceis e muitos outros bem difíceis que vão fazer você repeti-los até matar a charada. Para esses últimos, existem plaquinhas que podem te dar dicas sobre o segredo dos puzzles, além da fiel e apática raposa Tippsie com duas dicas óbvias que praticamente te chamam de burro. Muitas vezes você terá que combinar os poderes de seus itens. Por exemplo, haverá uma situação em que você terá que refletir o poder de teleporte de seu cajado em uma parte da parede que você congelou com sua lança de gelo, para que o poder então reflita e você consiga atingir a si mesmo e conseguir se teleportar para onde quiser. Só não vamos dizer mais alguns truques complexos para não estragar a surpresa. Agora, visualmente falando, o jogo é totalmente infantil. Totalmente feito com um tom cartunesco no que se diz sobre os desenhos, Ittle Dew vai nos lembrar Zelda não só pelos puzzles mas também pelos elementos visuais, apesar de Ittle Dew apelar mais para o animado e o “fofo” dos desenhos. Para você ter uma noção, quando você mata algum inimigo ele explode e solta confetes. Tipo uma piñata. O jogo também pode te lembrar um pouco o desenho A Hora da Aventura. IttleDew conta ainda com cores contrastantes e fortes, e cenários muito bem construídos em 2D, que vão te deixar satisfeitos por jogar um jogo tão bem feito apesar de bem simples. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Outro ponto que merece ser lembrado no jogo, é o humor. Ittle Dew tem um adorável e suave humor, daqueles de desenho animado mesmo, fazendo piadas e referências a elementos de jogos clássicos, como por exemplo, o personagem “colecionar” corações (como acontece em Zelda também). Ela, basicamente, come os corações e diz que sempre imaginava isso quando os corações de vida apareciam nos jogos. E quem nunca né? Apesar de todos esses pontos positivos, Ittle Dew também deixa a desejar em algumas questões. O trabalho sonoro é muito limitado. Há as músicas que se repetem constantemente pelas fases, os sons típicos dos inimigos e nenhuma voz. Nenhuminha sequer, nem nos diálogos. No máximo uma tosse/espirro que o personagem solta quando é ferido. Dá benegripe pra ele. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Outro problema é que o jogo é realmente muito pequeno, o que pode frustrar os jogadores que já estão se adaptando aos puzzles e esperando por mais desafios. IttleDew dura em torno de 5 a 6 horas. Nós conseguimos zerar em 4 horas e alguns minutinhos, mas com pendências pelas fases, as quais você pode perfeitamente voltar depois de zerar, e continuar jogando. Ittle Dew é mais um título independente que merece a atenção dos admiradores deste gênero de jogo. Ele é muito comparado com The Legend of Zelda, com referências óbvias ao mesmo, mas que também tem suas características e seus pontos próprios, possuindo assim uma identidade única. Aqui você vai se divertir tentando solucionar puzzles fáceis e difíceis, e se segurando para não ir no youtube dar uma olhadinha sobre o segredo de uma charada ou outra. Vale o tempo e o cérebro! |